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Type: TESE
Degree Level: Livre Docência
Title: Linguagem, conhecimento e desenvolvimento humano : três estudos
Title Alternative: Language, knowledge and human : three studies
Author: Banks-Leite, Luci, 1944-
Abstract: Resumo: Os estudos empreendidos, desde meu doutoramento, seja de maneira individual, seja envolvendo colegas e alunos de graduação e pós-graduação, buscaram abordar questões de linguagem e as relações linguagem pensamento / conhecimento, frequentemente levando em conta aspectos relacionados ao desenvolvimento humano. Minhas publicações em periódicos e livros, assim como as apresentações de trabalhos em encontros científicos destes últimos anos, atestam esse interesse constante e duradouro; as diversas produções claramente marcadas por referências a pesquisadores da Psicologia - área na qual obtive minha formação básica e na qual trabalhei durante quase quatro décadas - mantêm estreitas relações com estudos de outros campos, em particular com os da Linguística e da Filosofia da Linguagem, indo também ao encontro de questões de ordem pedagógica e/ou educacional. Esta tese encerra três estudos sobre temas em torno dos quais se concentram minha produção acadêmica e científica, no período pós-doutoramento, ou seja, desde 1996 até o presente. De certa forma, refletem um determinado percurso, assim como as principais questões tratadas nesse período, a saber: A relevância da linguagem na primeira etapa das pesquisas piagetianas em Psicologia e sua relação com o pensamento infantil. Argumentação e construção de conhecimento, com ênfase nos aspectos lingüístico-discursivos e em questões relacionadas ao ensino da argumentação. A relação linguagem e conhecimento / pensamento tal como abordada no século XVIII e início do XIX, tendo como ponto de referência o trabalho pedagógico de Jean Itard com o Selvagem do Aveyron. No entanto, alguns esclarecimentos são necessários: Ao escolher temas bastante vastos - apenas as questões levantadas pela Filosofia do Século XVIII relacionadas ao trabalho de Itard com Victor do Aveyron levariam à produção de algumas teses - busquei apresentar e discutir alguns pontos em meio a inúmeras possibilidades. O objetivo principal foi retomar questões já tratadas anteriormente, procurando avançar na análise de alguns aspectos e/ou procedendo a algumas reformulações do já dito e escrito. Almejo também, além de trazer referências a estudos de diferentes autores, deixar transparecer marcas nítidas de meu percurso profissional e pessoal. Em suma, apresento-os como resultado de um período de trabalho, (cons)ciente da necessidade de aprofundamento desses temas que se prestam a múltiplos desdobramentos.Tais estudos foram delimitados da seguinte maneira: 1.Em relação ao primeiro - Os primeiros trabalhos de Piaget (1921-1933); 2.Argumentação e construção de conhecimento: aspectos linguísticodiscursivos e desafios para a Educação; 3.Itard e o trabalho psico-pedagógico com o Selvagem do Aveyron. Para terminar, acrescento dois esclarecimentos sobre aspectos formais deste trabalho. 1. Cada estudo foi redigido de forma independente e, por conseguinte, podem ser lidos separadamente, razão pela qual as referências bibliográficas figuram no final de cada um. 2. As citações de textos em outras línguas foram, muitas vezes, traduzidas por mim mesma para o português. Entretanto, no estudo concernente a Piaget, decidi apresentar as citações dos documentos encontrados nos Archives Jean Piaget, em 2010, na língua original, ou seja, em francês, por se tratar de textos publicados em periódicos, nas primeiras décadas do século XX; diferentemente de outros trabalhos que podem ser encontrados com certa facilidade, em bibliotecas universitárias, estes são de difícil acesso, mesmo em países europeus. Realçaria, por último, as inúmeras possibilidades de inter-relações entre as três partes; não me preocupei em explicitá-las, deixando ao leitor a liberdade e a possibilidade de dar continuidade a essa reflexão. Espero, dessa forma, trazer à tona algumas questões que se entrelaçam e articulam de múltiplas maneiras, desbastando assim um terreno fértil para o encaminhamento e realização de pesquisas futuras.
Subject: Linguagem
Discurso
Teoria do conhecimento
Desenvolvimento humano
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BANKS-LEITE, Luci. Linguagem, conhecimento e desenvolvimento humano: três estudos. 2011. 178 f. Tese (livre docência) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação , Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251149. Acesso em: 5 Jan. 2021.
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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