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Type: TESE
Title: Didatica e sociedade : o conteudo inplicito do ato de ensinar
Author: Damis, Olga Teixeira
Advisor: Saviani, Dermeval, 1944-
Saviani, Dermeval, 1943-
Abstract: Resumo: Qual o significado do ensino escolar? Por que/em determinado momento, a escola capitalista, através de sua prática pedagógica, enfatizou ora a forma do professor ensinar, ora a forma do aluno aprender? Por que hoje a escola, na prática de sua função específica, prioriza conhecimentos, habilidades e valores mais práticos que teóricos, mais técnicos que científicos e sociais? De que maneira Um ensino pode contribuir para a superação da realidade capitalista predominante? Tomando por base estas e outras questões sobre o "como ensinar" o presente estudo foi estruturado e desenvolvido com a finalidade de identificar a contribuição específica da Didática para a superação-conservação da sociedade capitalista. No plano de desenvolvimento, a Didatica Magna de Comênio foi situada como expressão inicial das transformações que atingiram a sociedade no momento em que o modo produção capitalista, emergente no interior da sociedade de feudal, contribuía para alterar as condições e necessidades materiais, políticas e ideológicas predominantes. A partir desta compreensão articulada do pensamento de Comênio, no contexto mais amplo da sociedade, foram ainda analisadas algumas expressões do "como ensinar" nas formas de sociedade anteriores ao capitalismo e nos diferentes estágios posteriores de seu desenvolvimento. Nestes últimos as propostas pedagógicas de Herbart, Dewey e Skinner, expressam as formas da escola vivenciar, em sua prática pedagógica, os conhecimentos, as habilidades, os hábitos e os valores adequados ao capital. Nesta contribuição específica da escola, levando em conta as condições antagônicas produzidas pela realidade econômica e política da relação capital x trabalho, constata-se anão neutralidade da Didática e amplia-se a possibilidade de praticar (teorizar) "formas de ensino" que expressem condições e necessidades emergentes de um novo projeto histórico
Subject: Didática
Sociologia educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1990
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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