Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251143
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Bullying e diferenças = a busca por um olhar ampliado
Title Alternative: Bullying and differences : the search for an expanded view
Author: Batista, Elise Helena de Morais, 1983-
Advisor: Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Abstract: Resumo: O bullying é um assunto que tem sido cada vez mais abordado no meio educacional, nem sempre pautado por reflexões mais aprofundadas. Por este motivo, o presente estudo problematiza o fenômeno a partir de uma análise crítica que o relaciona às diferenças na escola. Para tanto, no ano de 2009 foram observadas aulas de educação física de oito quintas séries, com registros realizados em um Diário de Campo. Os dados obtidos foram utilizados para a formação de um Grupo Focal no ano de 2010, com quinze alunos dentre os observados. Essa metodologia teve como objetivo ouvir os alunos a respeito da convivência escolar, para a partir de suas falas, refletir sobre o fenômeno do bullying. Os dados obtidos por meio dos registros do Diário de Campo e Das discussões expressas no Grupo Focal indicam que os alunos apresentam concepções estereotipadas e permeadas de preconceitos em relação às diferenças, vinculadas aos padrões de beleza, raça, cor, gênero e sexualidade. As agressões caracterizadas como bullying estão fortemente ligadas aos preconceitos existentes nas relações cotidianas. Nesse sentido, é possível estabelecer uma reflexão acerca do destaque dado à problemática do bullying na atualidade com uma nova concepção de cidadania, que emergiu a partir dos movimentos sociais da década de 1980. Portanto, para que o fenômeno seja abordado e analisado, é necessário que o meio sociocultural seja problematizado nas discussões sobre o assunto. Para compreendê-lo, é necessário um olhar ampliado que considere a voz dos alunos, a criação de espaços escolares nos quais possam expressar seus pensamentos e sentimentos, e a vivência de experiências que os levem a refletir sobre os processos sociais contemporâneos.

Abstract: Bullying is a subject that has been increasingly discussed in the educational context, is not always marked by further discussion. For this reason, this study discusses the phenomenon from a review that relates to differences in school. For this purpose, in 2009' year were observed physical education classes of the eight fifth grades, with the registers accomplished in a Field Diary. The data acquired were used to form a Focus Group in 2010, composed of fifteen students from the observed. This methodology aimed to hear to students about school coexistence, for, from their statements, to reflect on the bullying phenomenon. The data obtained through the registers of the Field Diary and expressed in Focus Group discussions indicate that students have conceptions constructed from stereotypes, and permeated by prejudices towards differences, linked to beauty standards, race, gender and sexuality. The aggressions characterized as bullying are closely linked to the existing prejudices in everyday relationships. Therefore, it is possible to establish a reflection on the emphasis given to the bullying' problem today, with a new conception of citizenship, is constituted by the social movements of the 1980's. Therefore, for the phenomenon is discussed and analyzed, it is necessary that the socio-cultural environment is questioned in discussions on the subject. To understand it requires a amplified view that considers the students' voice, the creation of the school spaces where students can express their thoughts and feelings, and living experiences that lead them to reflect on contemporary social processes.
Subject: Bullying
Escolas
Juventude
Preconceito
Diferenças individuais
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BATISTA, Elise Helena de Morais. Bullying e diferenças = a busca por um olhar ampliado. 2011. 177 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251143>. Acesso em: 19 ago. 2018.
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Batista_EliseHelenadeMorais_M.pdf3.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.