Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251131
Type: TESE
Title: Imagens visuais nos livros didáticos = permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000)
Title Alternative: Visual images in textbooks : permanencies and ruptures in the proposed reading (Brazil, decades from 1970 to 2000)
Author: Bueno, João Batista Gonçalves
Advisor: Galzerani, Maria Carolina Bovério, 1949-
Abstract: Resumo: Esta tese estuda as propostas de leitura e usos de imagens visuais como documentos históricos impressos nos livros didáticos de História, editados entre as décadas de 1970 e 2000. Analisa os livros didáticos destinados ao uso dos alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Estuda como as metodologias de leitura de imagens visuais apresentadas nos livros didáticos, inserem-se nas culturas escolares dentro de um processo de amálgama de saberes provenientes da Academia, dos autores e editores e dos conhecimentos dos professores. Procura entender como as propostas de leitura concentram-se em fórmulas metodológicas que hierarquizam o texto escrito em relação ao texto visual. Dimensiona como as formas de controle exercidas pelas políticas públicas, relacionadas ao livro didático, passaram direcionar o uso de determinadas metodologias de leitura imagens em detrimento de outras. A partir daí, analisa as formas de editoração das imagens visuais em relação aos textos escritos, no interior dos capítulos dos livros didáticos e nos exercícios de fixação destinados aos alunos; procurando flagrar representações plurais relativas às metodologias de leitura de iconografias. Objetiva, finalmente, a resignificação dos sentidos das leituras de imagens como documentos históricos na prática diária dos professores de História de ensino fundamental. Utiliza como referencias teóricos os estudos desenvolvidos por Walter Benjamin e Edward Palmer Thompson, no que respeita, particularmente, às suas concepções de tempo, de investigação e de narração histórica.

Abstract: This thesis studies the proposed uses of reading and visual images as historical documents printed in the textbooks of history, published between the 1970 and 2000. It analyzes the textbooks for the use of students of upper secondary school. It studies how the methodologies of reading visual images presented in textbooks, are within school cultures within a process of amalgamation of knowledge from the Academy of the authors and editors and teachers' knowledge. Seeks to understand how to read the proposals focus on a method to prioritize the written text in relation to the visual text. Scales as the forms of control exercised by public policies related to the textbook, they direct the use of certain methods of reading images over others. From there, looks at ways of publishing of visual images in relation to written texts, within chapters of textbooks and focusing exercises for the students, trying to catch plural representations concerning the iconography of reading methodologies. Objective, ultimately reframing the meanings of the readings of images as historical documents in the daily practice of History teachers from elementary school. Used as theoretical studies developed by Walter Benjamin and Edward Palmer Thompson, regarding in particular, their conceptions of time, research and historical narration.
Subject: Livros didáticos
Imagens fotográficas
História (Ensino fundamental)
Leitura
Ilustrações
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2003
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bueno_JoaoBatistaGoncalves_D.pdf3.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.