Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251126
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Prazer versus disciplina ? : um estudo sobre propostas pedagogicas contemporaneas
Author: Dalberio. Osvaldo
Advisor: Morais, Régis de, 1940-
Abstract: Resumo: No primeiro capitulo é trabalhado o papel da filosofia enquanto abordagem filosófica do prazer na educação. É relevante observar que uma educação para o prazer não estando subsidiada pela reflexão filosófica não se sustenta enquanto proposta pedagógica. Há de destacar como resultado do processo educacional a cosmovisão e a aprendizagem pelo desejo de prazer, assim como o prazer pela ação filosófica dos envolvidos. O segundo capitulo trata sobre a dificuldade ma aprendizagem e o prazer como superação dela. Foi feito um estudo sobre o pensamento educacional de EMILE CHARTIER (ALAIN). O resultado dessa ação educativa deve visar o ¿prazer maior¿, que de outra forma, é a solidificação da personalidade do aluno. A escola é responsável pela educação que enfatiza a imparcialidade do professor caracterizada como não-amor. A família de outro lado é responsável pela proliferação do amor e da afetividade. Portanto, a aprendizagem pela dificuldade, feita na escola, deve visar o desenvolvimento gradual e serio do aluno, de forma que ele possa perceber o ¿prazer maior¿, pela superação da dificuldade. O terceiro capítulo retrata o prazer sendo a mola mestra da educação. RUBEM ALVES apresenta a necessidade de que o desejo de aprender tenha como resultado o prazer real, onde o aluno obtenha, através da experiência, a possibilidade de prazer em todos os seus atos, assim como em todas as circunstâncias existenciais. Portanto, o prazer deve estar presente no inicio, durante e no final do aprendizado. ... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital

Abstract: Not informed.
Subject: Educação - Filosofia
Educação - História
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: DALBERIO. OSVALDO. Prazer versus disciplina ?: um estudo sobre propostas pedagogicas contemporaneas. 1990. 123f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, [SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251126>. Acesso em: 13 jul. 2018.
Date Issue: 1990
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dalberio.Osvaldo_M.pdf52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.