Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251106
Type: TESE
Title: Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
Author: Souza, Eliana da Silva
Advisor: Miguel, Antonio, 1953-
Abstract: Resumo: Com base nas crenças mais freqüentes e persistentes de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de número natural, este trabalho tem por objeto a realização de um estudo histórico-pedagógico com o tripo propósito de: reconstituir as matrizes das práticas constitutivas da tradição sensualista-empirista no ensino-aprendizagem da noção de número natural; ilustrar uma concepção do papel do professor numa situação de ensino-aprendizagem que visa à mudança conceptual de seus alunos; ilustrar um modo do conceito baktiniano de 'polifonia' operar no terreno da educação matemática, para a realização de uma 'psicanálise' (no sentido gramsciano do 'conhercer-te a ti mesmo') das crenças dos alunos: condição necessária, ainda que não suficiente, para a promoção da mudança conceptual
Subject: Professores - Formação
Ensino - Aprendizagem
Teoria dos números - História
Educação matemática
Matemática - História
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1996
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_ElianadaSilva_M.pdf20.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.