Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251069
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Relações entre as habilidades basicas e o processo de alfabetização : em crianças da 1. serie do primeiro grau
Author: Davoli, Sonia Maria Leite
Advisor: Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Abstract: Resumo: O presente estudo teve por objetivo observar as relações entre as chamadas Habilidades Básicas e o Processo de Alfabetização de alunos da 1ª série do primeiro grau, da rede pública de ensino. Os alunos de duas 1ª séries foram divididos e submetidos ao período preparatório o qual foi diferenciado: para a lª série A foi utilizado um programa sistematizado e orientado; para a ta série B, não foi utilizado o programa, deixando o planejamento das atividades a cargo da professora. Após o período preparatório, houve a verificação das Habilidades Básicas, através de um instrumento previamente planejado, em todos os alunos das duas 1ª séries os quais, posteriormente, foram remanejados, ficando os que obtiveram melhores resultados na ia série A e os que obtiveram resultados mais baixos, na 1ª série B. A partir daí iniciou-se o Processo de Alfabetização formal nas classes, havendo periodicamente a verificação deste processo através de ditados de listas de palavras formadas pelos conteúdos das lições da cartilha até então desenvolvidas. A relação mais importante verificada neste estudo, foi a de que os alunos que tiveram as Habilidades Básicas garantidas pela aplicação do programa sistematizado obtiveram melhores resultados durante o Processo de Alfabetização

Abstract: The objective of the present study was to observer the relations of what is called the Basic Abilities in the Learning Process in first grade students of the public schools. The students were divided into two first grade classes and submitted to the preparatory period. In first grade A a systematic and orientated program was applied. In first grade B a program was not applied. The teacher in classroom B had to do the planning of the activities on her own. After the preparatory period there was an evaluation of the Basic Abili ties in all students from both classrooms. The students that got the best results were put in classroom A and students that got lower results were put in classroom B. The Formal Learning Process began in both classrooms from there on. Periodical evaluations of the Process were done through dictation of lists of words taken from the lessons in student's book. The most important observations made in this work were the students that had their Basic Abilities oriented by the systematic program obtained better results during their Learning Process than of those whose Basic Abilities were not oriented by the Program
Subject: Psicologia educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1990
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Davoli_SoniaMariaLeite_M.pdf3.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.