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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Renê José Trentin Silveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent172 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleEnsino de filosofia e pedagogia das competências : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-críticapt_BR
dc.title.alternativePhilosophy teaching and pedagogy of competences : analysis of the curricular proposal of the State of São Paulo from the historical-critical pedagogypt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Manoel Francisco do, 1969-pt_BR
dc.contributor.advisorSilveira, Renê José Trentin, 1963-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectPedagogia das competênciaspt_BR
dc.subjectProposta curricularpt_BR
dc.subjectFilosofia - Ensino médiopt_BR
dc.subject.otherlanguageCritical pedagogyen
dc.subject.otherlanguagePedagogy of competencesen
dc.subject.otherlanguageProposed curriculumen
dc.subject.otherlanguagePhilosophy - High schoolen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo a compreensão da pedagogia das competências, na perspectiva de Philippe Perrenoud, e da Proposta Curricular do ensino de Filosofia do estado de São Paulo, lançada em 2008, a qual, acredita-se, tem na primeira uma de suas bases teóricas. Para a crítica de ambas, toma-se como principal referencial teórico a pedagogia histórico-crítica, formulada por Dermeval Saviani. Tal escolha se justifica pelo caráter contra-hegemônico desta pedagogia, o que a torna um instrumento adequado para a análise crítica da pedagogia das competências que, por sua vez, caracteriza-se como uma pedagogia hegemônica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir do exame da literatura levantada sobre o tema e, também, de documentos oficiais, tanto federais quanto estaduais, com destaque para aqueles relacionados à Proposta Curricular do estado de São Paulo e ao ensino de Filosofia de um modo geral. Quanto aos resultados obtidos, pode-se afirmar que, a pedagogia das competências, assim como da Proposta Curricular de Filosofia do estado de São Paulo, podem ser enquadradas no rol das chamadas ?teorias não-críticas da educação? (SAVIANI, 2009). Isso porque ambas creditam à escola a responsabilidade por resolver certas mazelas da sociedade capitalista, sem que, para isso, considerem necessário transformar estruturalmente essa sociedade. A saída, segundo tais teorias, estaria na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, tornando-os mais produtivos, competitivos e empregáveis, mediante o oferecimento de uma educação que prioriza a construção de competências em detrimento da transmissão dos conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. Desse modo, constata-se que tanto a pedagogia das competências quanto a Proposta Curricular do estado de São Paulo demonstra a presença de um discurso neoliberal e idealista, com único intuito de atender às exigências do mercado capitalista.pt
dc.description.abstractAbstract: This research aims understanding the pedagogy of competences, from the perspective of Philippe Perrenoud and the teaching of the Proposed Philosophy Curriculum of the state of São Paulo, launched in 2008, which, it is believed to have in the former one of its theoretical basis. For the critique of both perspectives, it is taken the historical-critical pedagogy, made by Dermeval Saviani, as the main referential theory. This choice is justified by the counter-hegemony nature of that pedagogy, what makes it a suitable tool for the pedagogy of competences critical analysis, which, on the other hand, is characterized as a hegemonic pedagogy. It is about a bibliographic research conducted by examining the literature on the topic raised and, also, both federal and state records, especially those related to the Proposed Curriculum of the State of São Paulo and the Philosophy teaching in general. Regarding the results, it can be asserted that the pedagogy of competences, as well as the proposed curriculum of Philosophy of the State of São Paulo, can be framed in the list of so-called ?non-critical theories of education? (Saviani, 2009). It happens because both attribute to school the responsibility for solving some ills of capitalist society, without considering necessary to transform structurally this society. The way out, according such theories, would be in the preparation of the students to the job market, making them more productive, competitive and employable, by offering an education which emphasizes the construction of the competencies in detriment of the transmission of knowledge historically built by mankind. Thus, it appears that both the pedagogy of competences and the Proposed Curriculum of the State of São Paulo demonstrate the presence of a neoliberal and idealistic discourse, with the only purpose of achieving the requirements of the capitalist market.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.citationAMARAL, Manoel Francisco do. Ensino de filosofia e pedagogia das competências: análise da proposta curricular do Estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica. 2013. 172 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251046>. Acesso em: 22 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineFilosofia e História da Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalname(Orientador), Renê José Trentin Silveirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSanfelice, José Luíspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAlves, Dalton Josept_BR
dc.date.available2018-08-22T11:58:42Z-
dc.date.accessioned2018-08-22T11:58:42Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-22T11:58:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amaral_ManoelFranciscodo_M.pdf: 2211311 bytes, checksum: e725628983410529c763c1d45e2d633f (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251046-
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