Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251043
Type: TESE
Title: Arte como personalização (educação) da pessoa (fundamentos antropo-esteticos da arte-educação)
Author: Dettoni, Jose
Advisor: Cesar, Constança Marcondes
Abstract: Resumo: A Arte, desde tempos imemoráveis esteve unida a educação. Com o advento da Ciência Moderna, Tecnologia e pragmatismo, foi posta de lado, como luxo ou requinte. A Arte-Educação visa resgatar o valor da arte na e para a Educação. Carece, contudo, de mais sólida fundamentação filosófica. A presente tese tem por objetivo mostrar os funda mentos antropológicos da Arte-Educação. Partindo da noção mounieriana de pessoa (ser aberto, indefinível, máxima dignidade, que se realiza pela comunicação-doação engajada) e explicitando as palavras-princípio buberianas EU-TU e EU-ISSO, aprofunda-se a noção de arte como expressão da pessoa sensível-transensível, criativa e engajada. Explicita-se a noção de educação como personalização (aperfeiçoamento da pessoa), mostrando que a arte é caminho privilegiado para formação (educação) da pessoa e da comunidade. A relação EU-TU é priorizada (pela arte e pela educação) face à relação EU-ISSO. Esta leva o homem a usar o outro e a natureza. Aquela leva o homem a dialogar criativa e responsavelmente com o outro e com a natureza
Subject: Arte e educação
Arte - Aspectos morais e éticos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1991
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dettoni_Jose_M.pdf10.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.