Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251034
Type: TESE
Title: O ensino de ciencias sob a perspectiva de criatividade : uma analise fenomenologica
Author: Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
Advisor: Martins, Joel, 1920-1993
Abstract: Resumo: Com ênfase à criatividade, neste trabalho interroguei o fenômeno "Ensino de Ciências", vivenciado por professores da rede municipal de ensino de Campinas. Através da análise ideográfica de discursos obtidos por entrevistas e da análise nomotética onde convergências e divergências entre os discursos foram explicitadas, foram possíveis a reflexão e a aproximação à compreensão do fenômeno interrogado. A má formação dos professores, a falta de sintonia entre partes do sistema educacional refletindo no trabalho em sala de aula, o não entendimento da ciência como processo e a falta de abertura de possibilidades que permitam a expressão e a manifestação criativa dos alunos são alguns dos aspectos deste fenômeno, que foram desocultados no presente trabalho
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Psicologia educacional
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1991
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carvalho_WashingtonLuizPachecode_D.pdf14.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.