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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernandezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent96 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleNarrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeNarrative and drama in early childhood education landpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Tania Cristina Alves dos, 1973-pt_BR
dc.contributor.advisorSantos, Tania Cristina Alves dos, 1973-pt_BR
dc.contributor.advisorHernandez, Marcia Maria Strazzacappa, 1965-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDramatizaçãopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherlanguageArten
dc.subject.otherlanguageDramaen
dc.subject.otherlanguageNarrativeen
dc.subject.otherlanguageEarly childhood educationen
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa, busco discutir quais as contribuições que a arte, por meio das narrativas e dramatizações, pode trazer para as crianças de 03 a 06 anos. Tomando como base algumas práticas registradas e documentadas no cotidiano de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) da rede municipal de Campinas, desenvolvidas por mim e por outra professora, as quais envolvem histórias contadas pelas crianças, busco demonstrar sua capacidade de representação e criação a partir de vivências que transitam entre os movimentos corporais e a contação de histórias. Esta pesquisa é pautada na concepção histórico-cultural abordada por Vygotsky (1991) que apresenta a criança como sendo um ser social, inserida em uma cultura que se constitui nas relações de alteridade. Um outro aporte teórico é o referencial da Pedagogia da Infância que, conforme Prado (1998) e Gobbi (1997), apresenta as crianças como protagonistas, donas da cena e portadoras de vozes e ouvidos, vistas como aquelas que produzem história e constroem cultura, sendo necessário assegurar seus direitos de serem crianças. Para sustentar as definições de narrativa, dramatização, dialogo com Santos (2002), Slade (1978), Koudela (1992) e Machado (2004). As análises feitas a partir de algumas vivências apontam para a necessidade de um investimento maior no trabalho com a arte nas instituições de Educação Infantil. Também apontam para a importância das práticas que envolvem a arte no desenvolvimento da capacidade imaginária e criativa das crianças e sua expressão.pt
dc.description.abstractAbstract: In this research, I discuss what contributions that art, through narratives and dramas, can bring to 03 to 06 year old children. Based on some practices recorded and documented of the daily life in an Early Childhood Education Center City (CEMEI) of Campinas district, I demonstrate the children's ability to act and create from experiences that transiting between body movements and storytelling. These practices were developed by myself and another teacher and involve stories told by children. This research is based on a cultural-historical concept addressed by Vygotsky (1991) who presents the child as a social being, inserted in a culture that is constituted in relations of alterity. Another theoretical contribution is the benchmark of Child Pedagogy that, according to Prado (1998) and Gobbi (1997), presents children as protagonists, owners of the scene and carrying voices and ears and they are seen as those who produce history and build culture, therefore is necessary to ensure their right to be children. To sustain the definitions of narrative and drama, I dialogue with Santos (2002), Slade (1978), Koudela (2001) and Machado (2004). Analyses made from some experiences point to the need of a greater investment in working with art in Early Childhood Education institutions. They also point to the importance of practices that involve art in the development of creative and imaginary ability of children and their expression.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Tania Cristina Alves dos. Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil. 2012. 96 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250996>. Acesso em: 22 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação, Conhecimento, Linguagem e Artept_BR
dc.description.degreenameMestra em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePrado, Guilherme do Val Toledopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFigueiredo, Valeria Maria Chaves dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePrado, Patricia Diaspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCintra, Simone Cristiane Silveirapt_BR
dc.date.defense2012-06-12T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-22T14:32:00Z-
dc.date.accessioned2018-08-22T14:32:00Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-22T14:32:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos_TaniaCristinaAlvesdos_M.pdf: 2273443 bytes, checksum: 1da5090034ca26f0fab3b09cea730406 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250996-
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