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Type: TESE
Title: Formação e atuação do bacharel-professor na área de telecomunicações do Instituto Federal de Santa Catarina : Campos São José
Title Alternative: Formation and performance of the graduated-teacher in the telecommunications area of Instituto Federal de Santa Catarina : Campus São José
Author: Moreira, Alexandre, 1962-
Advisor: Megid Neto, Jorge, 1958-
Neto, Jorge Megid
Abstract: Resumo: Ao desempenhar as atividades de docente e de coordenador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), Campus São José, na área de Telecomunicações, este pesquisador estabeleceu um convívio diário com as dificuldades associadas ao fazer educativo e aos processos de ensino-aprendizagem ali desenvolvidos. Nesse sentido, este estudo se propõe a investigar o processo de formação, de atuação e da prática profissional dos bacharéis-professores (graduados, mas sem curso de Licenciatura) que atuam como docentes na modalidade dos cursos Técnico Integrado de Nível Médio e Pós-Médio no Instituto. O problema de investigação refere-se à seguinte questão: quais são as dificuldades e os desafios teórico-pedagógicos encontrados pelos bacharéis-professores da área de Telecomunicações do IF-SC, Campus São José e quais as ações de superação que eles utilizam para enfrentar ou solucionar essas dificuldades e desafios no processo do seu desenvolvimento profissional? O aporte teórico conta, principalmente, com a contribuição de autores como Tardif, Saviani, Shulman, Gauthier e Pimenta. A pesquisa assume os pressupostos da investigação qualitativa com o uso de questionários e entrevistas semi-estruturadas e uma amostra de onze professores da Instituição. O tratamento dos dados foi feito através de análise de conteúdo. A análise aponta as dificuldades e os desafios dos bacharéis-professores no ensinar e aprender cotidianos de diversas ordens, tais como: o compromisso em assumir disciplinas que não estão relacionadas diretamente com a sua formação face às demandas institucionais; a relação professor-aluno que envolve problemas associados à falta de motivação do aluno e às diferenças individuais de ordem pessoal, cognitiva e sociorrelacional no trabalho e afins; o acompanhamento do avanço dos conhecimentos técnico-científicos e a respectiva contextualização curricular prático-teórica; a falta de oportunidades para trocas de experiências entre docentes e o Suporte Educacional; a limitação para a interatividade reflexiva e contínua no grupo docente durante o ano letivo; a morosidade no tratamento dos processos estruturais para o funcionamento institucional, entre outros. Como ações de superação impetradas pelos bacharéis-professores, a análise sugere que, na sua grande maioria, são atitudes individuais calcadas na própria experiência de vida dos docentes. Entendemos, assim, que os conhecimentos didático-pedagógicos e, por conseguinte, as contribuições advindas da área de Educação, em seu conjunto para o exercício da profissão docente, são minimizadas ou até mesmo desvalorizadas pela maioria dos docentes entrevistados. Concluímos, portanto, que a formação pedagógica inicial e/ou contínua se faz necessária para o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Profissional Tecnológica (EPT), na perspectiva de uma formação mais adequada ao desempenho da prática docente e superação de dificuldades e desafios.

Abstract: During my activities as a teacher and coordinator at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina, Campus São José, in the Telecommunication Area, I was used to deal with the difficulties of teachers (holders of a bachelor's degree, but devoid of teaching qualification) on their pedagogical involvement-doing in the teaching-learning processes in technical courses. Accordingly, this research aims at investigating the educational process and the bachelor-teachers' professional practices in relation to the Professional Technological Education of high and post-high school integrated courses at the Institute. The investigation problem refers to the following question: what are the difficulties and the theoretical-pedagogical challenges that bachelor-teachers who work in the Telecommunication Area at IF-SC, Campus São José, have to overcome, and what are the actions they are used to come up with in order to find a way of dealing or solving these difficulties and challenges in their professional development process? The theoretical background of this research includes contributions from authors such as Tardif, Saviani, Shulman, Gauthier and Pimenta. This research has a qualitative character, with quizzes and half-structured interviews, which were applied to eleven teachers of the Institute. Data analysis was made through content analysis. The analysis points out several types of everyday bachelor-teachers' difficulties, as well as challenges in their teaching-learning processes, such as: taking responsibility on subjects that are not directly connected to their education degree, due to institutional demands; the teacher-student relationship, which presents problems concerned with the students' lack of motivation, as well as cognitive, social-relational differences at work and so on; monitoring the development of the scientific and technological knowledge and its respective practical-theoretical curricular contextualization; the lack of opportunities for the exchange of experiences between teachers and the Educational Support; the limitation for the reflexive and continuous interactivity in the teachers' group during the school year; delay in the treatment of structural processes for the institutional functioning, and so on. The analysis suggests that most teachers use their personal experiences as a way of overcoming problems in their professional lives. Therefore, we understand that there is a minimization of the didactic-pedagogical knowledge, as well as of the contributions from the Education area to the professional teachers' practices - they were even undervalued by most of the teachers who participated in the interview. Thus, we conclude that the initial and/or continual pedagogical qualification is needful to Professional Technological Education (PTE) teachers' professional development with the purpose of acquiring a straight qualification to their performances, as well as to overcome difficulties and challenges.
Subject: Formação docente
Educação profissional
Ensino técnico
Ensino profissional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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