Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250919
Type: TESE
Title: Quando pesquisa e brincadeira se encontram : reinventando a poesia de Manoel de Barros no cotidiano escolar
Title Alternative: When research and child's play meet each other : reinventing Manoel de Barros poetry in the school everyday
Author: Krelling, Aline Gevaerd, 1986-
Advisor: Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Neto, Pedro da Cunha Pinto
Abstract: Resumo: Esta pesquisa buscou entrelaçar literatura, educação ambiental e infância. Para isso, criei oficinas pedagógicas com/sobre a poesia de Manoel de Barros que foram desenvolvidas com alunos e alunas de séries iniciais. O encontro com Manoel de Barros permitiu-me vislumbrar uma outra forma de pensar a educação ambiental, menos prescritiva e mais aberta as diferentes relações que construímos com a natureza, com o outro, com o mundo. Os 5 encontros que tive com cada uma das 4 turmas que desenvolvi as oficinas foram registrados através de um diário, onde tentei narrar a atmosfera dos encontros, os sentimentos que perpassaram esses momentos, as descobertas, os conflitos. Procurei olhar para a pesquisa e para o que foi disparado através dela sem a intenção de analisá-la, sem limitá-la. Por isso, teci alguns ensaios em que pude brincar com essas produções e pensar a partir/com elas, levantar outros questionamentos e principalmente, permitir a você leitor, que o seu olhar dispare pensamentos outros.

Abstract: This research tried to unite literacy, environmental education and childhood. In order to accomplish, I created pedagogic workshops with/about Manoel de Barros poetry, being developed with initial grade students. Meeting with Manoel de Barros allowed me to understand another view about enviromental education, less prescriptive and more open to the different relations constructed with nature, the others and the world. The 5 encounters developed with each one of the 4 school groups were registered through a diary, where I tried to narrate these encounters atmosphere, feelings involved in these moments, the discoveries and conflicts. I looked to my own research not pursuing analysis or limits. By using some assays I could play with these productions and think from/with them, raise another questions and mainly, allow to reader's thoughts arise.
Subject: Barros, Manoel de, 1916-
Literatura
Educação ambiental
Infância
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Krelling_AlineGevaerd_M.pdf10.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.