Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250882
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais
Title Alternative: Considerations on the formation of bilingual teachers to the deaf education with sign language
Author: Souza, Sibele Maria de, 1980-
Advisor: Souza, Regina Maria de, 1957-
Abstract: Resumo: O presente trabalho discute a formação de professor bilíngue. Os conceitos sobre surdos sempre estiveram atrelados à deficiência na história da educação especial. No entanto sempre encontramos movimentos surdos em debate contra um sistema que pensa a pessoa surda sob o paradigma de deficiência. As conquistas dos surdos na educação estão marcadas pelo reconhecimento da língua de sinais como a Lei, de 10.436, regulamentada em 24 de abril de 2002 e o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 que vem traçar caminhos para conquista de uma educação bilingue na qual se prioriza a língua de sinais como a primeira língua na educação de crianças surdas. Apresento, também, neste trabalho, minha experiência em um projeto de inclusão bilíngüe no Município de Campinas, que se baseia no respeito à língua de sinais, como primeira língua para surdos e propõe também o ensino desta como segunda língua para ouvintes na educação escolar.

Abstract: This paper discusses the education of a bilingual teacher. In the history of special education the concepts about deaf people has always been linked with the disability. However it is possible to find movements fighting against a system that considers deaf people under the paradigm of disability. The conquests in education are the acceptance of sign language by the Law 10.436, regulated in April 24, 2002 and the Decree n. 5.626 of December 22, 2005, both giving possibilities to the achievement of a bilingual education in which the priority is the Sign Language as the first language in education of deaf children. It is also presented my own experience in a project of bilingual inclusion in the city of Campinas. This project is based on respect to sign language as first language to deaf people and also suggests teaching it as a second language to listeners in scholar education.
Subject: Língua de sinais
Formação de professores
Bilinguismo
Inclusão
Surdos - Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SOUZA, Sibele Maria de. Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais. 2012. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250882>. Acesso em: 20 ago. 2018.
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_SibeleMariade_M.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.