Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250849
Type: TESE
Title: Música corporal e o corpo do som : um estudo dos processos de ensino da percussão corporal do Barbatuques
Title Alternative: Body music and body sound : a study on the education processes of Barbatuques body percussion
Author: Simão, João Paulo, 1977-
Advisor: Ayoub, Eliana, 1966-
Abstract: Resumo: Investigar os processos de ensino da percussão corporal do Barbatuques é o principal objetivo desta dissertação. Para isso, o texto divide-se em dois momentos: o primeiro narra a história das pessoas e dos encontros que possibilitaram a construção de um núcleo artístico com uma ação pedagógica elaborada nesses anos de experiência prática do Barbatuques. A segunda parte apresenta as práticas propriamente ditas, descrevendo os processos de ensino de percussão corporal criado e desenvolvido pelo grupo e seus integrantes. O trabalho se dividiu em duas etapas. Primeiramente foi realizada uma pesquisa documental com base no acervo de materiais produzidos pelo grupo desde a sua criação (como apostilas didáticas e textos sobre o trabalho educacional do grupo, vídeos e CDs). A segunda etapa metodológica foi por meio de entrevistas recorrentes com três protagonistas do Barbatuques objetivando contribuir para as relações entre o corpo, a arte e a educação. Por fim, são estabelecidas relações entre alguns autores e pensadores da área da educação musical, escolhidos para dialogar com a proposta educacional do grupo, com a finalidade contribuir com novas formas de pensar os processos do ensino da percussão corporal do Núcleo Barbatuques.

Abstract: To do a research on the processes of teaching body percussion of Barbatuques is the main objective of this dissertation. For this, the text is divided into two stages: the first tells the story of people and meetings that allowed the construction of an artistic nucleus with a pedagogical action developed during these years of practical experience of Barbatuques. The second part gives visibility to the practices themselves, describing the method created and developed by the group and its members. The research was based on the collection of materials produced by the group since its inception (such as textbooks and texts on the educational work of the group, videos and CDs), as well as "recurring" interviews with three protagonists of Barbatuques. Finally, relations are established between some authors and thinkers in the field of music education, chosen to dialogue with the educational purpose of the group, in order to contribute to new ways of thinking about the processes of teaching body percussion.
Subject: Corpo
Percussão
Música
Educação musical
Ritmo
Expressão
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Simao_JoaoPaulo_M.pdf8.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.