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Type: TESE
Title: Afetividade e condições de ensino na educação de jovens e adultos
Title Alternative: Affectivity and teaching condittions on youth and adults education
Author: Gazoli, Daniela Gobbo Donadon, 1986-
Advisor: Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa pretende analisar os impactos afetivos, vivenciados por alunos adultos, produzidos pelas práticas pedagógicas do professor durante o processo de alfabetização, em uma sala de EJA - Educação de Jovens e Adultos. Propõe investigar a dimensão afetiva na mediação pedagógica, bem como sua repercussão para os sujeitos envolvidos, buscando compreender e descrever o papel da afetividade no desenvolvimento humano, em especial, nos aspectos relacionados com a leitura e a escrita. Procura compreender como tais experiências afetivas impactam na construção da subjetividade humana. As bases teóricas fixam-se na área da Psicologia, na abordagem Histórico-Cultural, principalmente em Vygotsky (1998), e nas contribuições de Wallon (1968) sobre o desenvolvimento humano. Assume-se, como pressuposto teórico, que o processo de mediação pedagógica, desenvolvido pelo professor em sala de aula, é marcadamente afetivo, podendo produzir movimentos de aproximação ou de afastamento entre o aluno e os objetos de conhecimento em questão. Na coleta de dados, segundo a metodologia qualitativa, utilizou-se o procedimento de autoscopia, no qual o sujeito confronta-se com sua imagem videogravada e é incentivado, pelo pesquisador, a verbalizar sobre os seus sentimentos vivenciados na situação em tela. A partir das verbalizações geradas, são construídos núcleos temáticos que possibilitam identificar os diversos sentidos constituídos pelos sujeitos, a partir das práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula. Sua pertinência firma-se na relevância social do tema e na possibilidade de contribuir para ampliar o conhecimento de temática que vem ganhando visibilidade entre as pesquisas em educação.

Abstract: This research aims to analyze the affective impacts produced by pedagogical practices of teachers, experienced by students in adult literacy process, in an EJA classroom -Youth and Adult Education. It proposes to investigate the affective dimension in pedagogical mediation, and its repercussions for the individuals involved, intending to understand and describe the influence of affectivity in human development, in particular on aspects related to reading and writing. It seeks to understand how the affective experiences impact the construction of human subjectivity. The theoretical framework is set up in the area of Psychology, in Historical-Cultural approach, especially in Vygotsky (1998), and in Wallon's (1968) contribution on human development. It is assumed, as theoretical postulation, that the process of pedagogical mediation, developed by the teacher in the classroom, is markedly affective, producing movements of approach or distance between the student and the objects of knowledge. The data collection, according to the qualitative methodology, used autoscopy procedure, in which the subject is confronted with their image videotaped and is encouraged, by the researcher, to verbalize their feelings about the situation on screen. From the verbalization generated, the researcher built Thematic Nucleus that identify central themes that allow visualizing the many meanings constituted by the subjects, from pedagogical practices experienced in the classroom. The relevance of this study is supported by the social relevance of the theme and the possibility to contribute to the understanding of a theme that is gaining visibility among educational research.
Subject: Afetividade
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem
Prática pedagógica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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