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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Anna Regina Lanner de Mourapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent165p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleProblematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivopt_BR
dc.title.alternativeSocio-cultural practices and problems in the context of the stage of graduate : look therapeutic-desconstructivept_BR
dc.contributor.authorPedrini, Adriano Luiz, 1985-pt_BR
dc.contributor.advisorMoura, Anna Regina Lanner de, 1945-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectPratica socialpt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectDesconstruçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageSocial practiceen
dc.subject.otherlanguagePhilosophical inquiryen
dc.subject.otherlanguageLanguage and educationen
dc.subject.otherlanguageDeconstructionen
dc.description.abstractQuais os usos que fazemos dos constructos práticas socioculturais e problematização? Como podemos acionar nossos rastros de significações para pensarmos uma educação indisciplinar1? São perguntas como estas que mobilizam o estudo investigativo desta dissertação tendo como base discursiva as narrativas e vídeos contendo apresentações e orientações, produzidos em uma turma de estagiários/futuros professores que cursaram a disciplina de estágio supervisionado - EL774 - da Faculdade de Educação no ano de 2011. Nesta disciplina, o projeto de estágio denominado "Desconstruindo a educação escolar disciplinar", teve como propósito pensar a educação escolar a partir da problematização de práticas socioculturais indisciplinares desenvolvidas em diferentes campos de atividade humana, tal qual preparada e problematizada pelos seis grupos participantes, com alunos provenientes dos cursos de licenciatura dos diferentes institutos da Unicamp. Com base nas ideias de Wittgenstein e Derrida desenvolvemos uma maneira de "ampliar nosso campo de significação", desconstruindo os conceitos de prática e problematização, dialogando com os diferentes autores no campo da Filosofia, Educação e Linguagem, tendo como princípio wittgensteiniano de que aprender é aprender a ver de outras maneiras. A partir disso, e aliado às perspectivas pós-estruturalistas no campo da filosofia e linguagem, tal pesquisa buscou problematizar, pelo aspecto da terapia filosófica de Wittgenstein, quais os usos que os estagiários/futuros professores fizeram enquanto se apropriavam dos termos práticas socioculturais e problematização, nos três momentos estabelecidos ao longo da disciplina, a saber: o momento das orientações, o momento das problematizações das práticas socioculturais e o momento das discussões e debate coletivo dos projetos.pt
dc.description.abstractAbstract: What are the uses we make of constructs sociocultural practices and problematization? How can we engage our tracks of meanings to think an education indisciplinar?2 It's questions like these that mobilize the investigative study of this dissertation based on discursive narratives and videos containing presentations and orientations, produced in a class of interns / student teachers in the discipline supervised internship - EL774 - the College of Education in the year in 2011. In this course, the internship project called "Deconstructing education school discipline", aimed to think school education from the questioning of cultural practices indisciplinares developed in different fields of human activity, like prepared and problematized by the six participating groups, with students from the graduate courses of different institutes of Unicamp. Based on the ideas of Wittgenstein and Derrida have developed a way to "expand our field of meaning", deconstructing the concepts of practice and problematization, dialoguing with different writers in the field of Philosophy, Education and Language, based on the principle Wittgensteinian that learn is to see other ways. From this, and coupled with the post-structuralist perspectives in the field of philosophy and language, this research sought to problematize the aspect of Wittgenstein's philosophical therapy, which uses the trainees / student teachers did while appropriated terms of socio-cultural practices and problematization in three stages set along the course, namely the time of the guidelines, the moment of contextualizing socio-cultural practices and timing of discussions and debate of collective projects.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.citationPEDRINI, Adriano Luiz. Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura: um olhar terapêutico-desconstrutivo. 2013. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000917393>. Acesso em: 1 abr. 2017.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino e Práticas Culturaispt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMiguel, Antoniopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMonteiro, Alexandrinapt_BR
dc.date.defense2013-12-08T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2017-04-01T22:33:40Z
dc.date.available2017-07-18T13:05:44Z-
dc.date.accessioned2017-04-01T22:33:40Z
dc.date.accessioned2017-07-18T13:05:44Z-
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250824
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