Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250812
Type: TESE
Title: Labirinto de perguntas : reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola
Title Alternative: Maze of questions : reflections on the teachers' formation on and from the school
Author: Ferreira, Cláudia Roberta, 1972-
Advisor: Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Abstract: Resumo: Tematizar a coordenação pedagógica em um processo de formação na e a partir da escola é o propósito da investigação. Com o intuito de articular trabalho e formação, a pesquisa tem como tema a formação continuada de professores e como foco de estudo a coordenação pedagógica e a formação no contexto escolar. Realizou-se em uma escola de educação básica da rede privada de ensino de Campinas/SP, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Fundamental, apoiando-se na abordagem qualitativa através de um caso em estudo com a metodologia da investigação narrativa, constituída a partir da reflexão sobre as produções do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - GEPEC - da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, a que a presente investigação está filiada. A pesquisa beneficiou-se das experiências profissionais com o cotidiano da escola em uma investigação do próprio trabalho: de uma professora-coordenadora e seus saberes e- fazeres na escola. Os materiais produzidos por ela e pelos professores (assumidos como dados da pesquisa), seja nas reuniões pedagógicas e formativas e/ou nos encontros de atendimento individual, bem como registros elaborados coletivamente, revistas, publicações de experiências pedagógicas, fotografias, dentre outros, constituem uma materialidade escolar que é tomada para compreender em que se caracteriza o trabalho da professora-coordenadora, bem como, investigar que formação é possível em contexto escolar. Das lições aprendidas no viver e fazer a pesquisa, enfatizamos aquelas vinculadas às dimensões da ação da coordenação pedagógica para a qual se propõe o conceito de professor-coordenador, que, por sua vez, atuará como professor-formador, exercerá uma gestão co inspirativa, constituir-se-á em sujeito-referência promovendo rupturas na rotina do cotidiano escolar, o que configura o que indicaremos como evidência possível de uma formação na, com a e a partir da escola.

Abstract: The main purpose of the investigation is to broach the pedagogical coordination and the formation group process in a school. The research has the objective to show the possibility of matching the job as a pedagogical coordinator and the continuing study from teachers in a school context. The research has been done in a private Elementary School in Campinas - SP. It happened in the kindergarten course and in some grades from Elementary School. It has been done according to some studies about productions realized at GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Continuada) - UNICAMP, which the present investigation is related to. The research has received help from professional experiences in the daily school routine based on a teacher and coordinator in her day by day experiences at work. The materials produced by her and for others teachers (research data), such as in pedagogical meetings, individual talks, magazines, specific pedagogy materials, photos and others, belong to the school data which helps to understand better the pedagogical coordinator functions at school, as well, it shows that it is possible to improve your studies in a school context. From lessons learned in living and being part of the research, we have to emphasize the ones who the pedagogical coordinator is also a regular teacher Who show the possibility of improving your studies in a school context having the school support.
Subject: Coordenação pedagogica
Professores - Formação
Cotidiano escolar
Saberes docentes
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ferreira_ClaudiaRoberta_D.pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.