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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Maria do Carmo Martinspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent214p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleTecendo fios nos espaços e tempos da escola na prisãopt_BR
dc.title.alternativeWeaving wires in spaces and times in prison schoolpt_BR
dc.contributor.authorGomes, Priscila Ribeiro, 1982-pt_BR
dc.contributor.advisorMartins, Maria do Carmo, 1964-pt_BR
dc.contributor.advisorMartins, Maria do Carmo, 1945-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectPrisões - Educaçãopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subject.otherlanguagePrison - Educationen
dc.subject.otherlanguageNarrativesen
dc.subject.otherlanguageMemoriesen
dc.subject.otherlanguageSchoolingen
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho foi realizado numa escola prisional feminina no Estado do Rio de Janeiro, buscando por meio das memórias escolares escritas pelas presas e, algumas atividades expressivas da escola, como os murais produzidos por elas no ano de 2012, compreender os sentidos da escolarização bem como outras questões relacionadas à aprendizagem. Inspirada nos trabalhos de Ivor Goodson (2007; 2011), passei a refletir que para ocorrer mudanças no campo da aprendizagem era importante a vinculação dos conteúdos da aprendizagem a uma possibilidade de mudança significativa na vida das presas, não sendo suficiente apenas escrever novas prescrições ou matrizes curriculares. Buscando aprofundar o assunto, o estudo procurou assentar-se na metodologia da pedagogia narrativa, na tentativa de compreender os sentidos e significados produzidos na experiência escolar. Dessa forma passou a ser importante compreender o processo de escolarização como fortalecimento da autonomia do sujeito, no sentido de empoderamento, de maneira que a aprendizagem resultasse em um fortalecimento de si mesmo.pt
dc.description.abstractAbstract: This study was conducted in a school female prison in the state of Rio de Janeiro, seeking through school memories written by prey and some expressive activities of the school, such as the murals produced by them in the year 2012, to understand the meanings of schooling and other issues related to learning. Inspired by the work of Ivor Goodson (2007, 2011), I began to reflect that changes occur in the field of learning was important to link the content of learning a possibility of significant change in the lives of prisoners, it is not enough just to write new prescriptions or curricular. Seeking to deepen the subject, the study sought to rely on the methodology of narrative pedagogy in an attempt to understand the meanings produced in the school experience. Thus became important to understand the process of schooling as strengthening the autonomy of the subject, in the sense of empowerment, so that learning resulted in a strengthening of himself.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Priscila Ribeiro. Tecendo fios nos espaços e tempos da escola na prisão. 2013. 214p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250810>. Acesso em: 23 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação, Conhecimento, Linguagem e Artept_BR
dc.description.degreenameDoutora em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLima, Idelsuite de Sousapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameHora, Dayse Martinspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameZan, Dirce Djanira Pacheco ept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMoura, Rogério Adolfo dept_BR
dc.date.defense2013-06-09T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-23T20:05:17Z-
dc.date.accessioned2018-08-23T20:05:17Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T20:05:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gomes_PriscilaRibeiro_D.pdf: 10758070 bytes, checksum: af7955e6d986b58e809c770fdabf7627 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250810-
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