Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250810
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Tecendo fios nos espaços e tempos da escola na prisão
Title Alternative: Weaving wires in spaces and times in prison school
Author: Gomes, Priscila Ribeiro, 1982-
Advisor: Martins, Maria do Carmo, 1964-
Martins, Maria do Carmo, 1945-
Abstract: Resumo: O presente trabalho foi realizado numa escola prisional feminina no Estado do Rio de Janeiro, buscando por meio das memórias escolares escritas pelas presas e, algumas atividades expressivas da escola, como os murais produzidos por elas no ano de 2012, compreender os sentidos da escolarização bem como outras questões relacionadas à aprendizagem. Inspirada nos trabalhos de Ivor Goodson (2007; 2011), passei a refletir que para ocorrer mudanças no campo da aprendizagem era importante a vinculação dos conteúdos da aprendizagem a uma possibilidade de mudança significativa na vida das presas, não sendo suficiente apenas escrever novas prescrições ou matrizes curriculares. Buscando aprofundar o assunto, o estudo procurou assentar-se na metodologia da pedagogia narrativa, na tentativa de compreender os sentidos e significados produzidos na experiência escolar. Dessa forma passou a ser importante compreender o processo de escolarização como fortalecimento da autonomia do sujeito, no sentido de empoderamento, de maneira que a aprendizagem resultasse em um fortalecimento de si mesmo.

Abstract: This study was conducted in a school female prison in the state of Rio de Janeiro, seeking through school memories written by prey and some expressive activities of the school, such as the murals produced by them in the year 2012, to understand the meanings of schooling and other issues related to learning. Inspired by the work of Ivor Goodson (2007, 2011), I began to reflect that changes occur in the field of learning was important to link the content of learning a possibility of significant change in the lives of prisoners, it is not enough just to write new prescriptions or curricular. Seeking to deepen the subject, the study sought to rely on the methodology of narrative pedagogy in an attempt to understand the meanings produced in the school experience. Thus became important to understand the process of schooling as strengthening the autonomy of the subject, in the sense of empowerment, so that learning resulted in a strengthening of himself.
Subject: Prisões - Educação
Narrativas
Memória
Escolarização
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GOMES, Priscila Ribeiro. Tecendo fios nos espaços e tempos da escola na prisão. 2013. 214p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250810>. Acesso em: 23 ago. 2018.
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gomes_PriscilaRibeiro_D.pdf10.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.