Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250780
Type: TESE
Title: Na bagagem de Dona Zezé : uma proposta de investigação e intervenção sobre a imagem da professora a partir de fotografias do curso de formação continuada Teia do Saber
Title Alternative: In the suitcase of Ms. Zezé : a proposal for investigation and intervention on the image of the teacher from photographs of the continuing education course Teia do Saber
Author: Rigotti, Gabriela Fiorin
Advisor: Silva, Lilian Lopes Martins da, 1955-
Silva, Lilian Lopes Martin da
Abstract: Resumo: O estudo aqui apresentado é primeiramente uma proposta de investigação sobre a imagem da professora a partir das fotografias obtidas em aulas ministradas pela equipe da Unicamp no curso de formação continuada Teia do Saber entre os anos de 2003 e 2004 e publicadas no livro foto-reportagem "Teia do Saber: capacitação de professores da rede pública", lançado pela Unicamp em abril de 2006. Mesmo tendo como foco primordial as fotografias, esta pesquisa lê as imagens e também os textos publicados no referido livro, a fim de encontrar intersecções de sentido entre eles, visando levantar indícios sobre como a figura da professora vem sendo forma(ta)da pelos órgãos e instituições que se responsabilizam pelas políticas de formação continuada em nosso estado. Para tanto, além da leitura e análise dos textos, este estudo se utiliza de uma metodologia própria do trabalho com as imagens, ou seja, seleciona, conta, enumera e descreve as fotografias analisadas para, só então, correlaciona-las com outros elementos da cultura material que sobressaem quando se olha para elas. Á luz destas leituras e a partir das primeiras análises realizadas, esta pesquisa também traz, num segundo momento, uma proposta de intervenção sobre três fotografias publicadas no livro foto-reportagem, estudado, intervenções estas que partem da rememoração de minhas experiências reais vividas como professora do Teia do Saber. Nesse ponto, esta pesquisa recorre a uma metodologia que abre espaço para a imaginação, ao mesmo tempo em que impede que a pesquisa de caia em trocadilhos simplistas. O pinçar de detalhes destas imagens escolhidas, aliado e ancorado na rememoração de momentos vividos, cria uma brecha capaz de ampliar os limites do olhar e fazer vazar outras leituras, outras histórias sobre as professoras - histórias talvez mais condizentes com as vivências tidas com elas durante o trabalho no referido curso

Abstract: The study presented here is firstly a research proposal about the image of the teacher from the photographs obtained in classes taught by staff from Unicamp in continuing education course Teia do Saber between the years 2003 and 2004 and published in the book photo-reportage "Teia do Saber: training of public school teachers", launched by Unicamp in April 2006. Even having as primary focus the photos, this research reads the images and also the texts published in this book, in order to find intersections of sense between them, aiming to raise evidence about how the figure of the teacher is being forma(tt)ed by the bodies and institutions responsible for the policies of continued education in our state. For this, in addition to the reading and analysis of texts, this study uses an own methodology of work with the images, namely selects, account, lists and describes the photographs analyzed for, only then, correlate them with other elements of material culture that stand out when you looks at this. From these readings and the first analyzes carried out, this research also brings, in a second moment, a proposal for intervention on three photographs published in book photo-reportage studied, interventions based in my real experiences lived as a teacher of Teia do Saber. At this point, this research uses a methodology that opens space for the imagination, while seeking to avoid incurring in correlation simplistic. The pinch of details of these images chosen, ally and anchored in moments lived, creates a breach capable of expanding the limits of look and do leak other readings, other stories about the teachers - stories perhaps more consistent with the experiences had with them during the work in the course.
Subject: Leitura
Fotografia
Professoras
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rigotti_GabrielaFiorin_D.pdf7.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.