Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250772
Type: TESE
Title: Teatro, educação e cidadania = estudo em uma escola do Ensino Básico
Title Alternative: Theatre, education and citizenship : study in a Brazilian school
Author: Hansted, Talitha Cardoso, 1980-
Advisor: Gohn, Maria da Gloria Marcondes, 1947-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa investiga o papel do teatro na escola e sua contribuição para a formação da cidadania. Para tanto, apresenta o histórico, as principais características e os procedimentos metodológicos do trabalho teatral desenvolvido no Instituto Educacional Imaculada, instituição da rede particular de ensino da cidade de Campinas. A dissertação busca estabelecer ligações entre as especificidades dos processos ali desenvolvidos e os valores de liberdade, igualdade e participação, entendidos, neste trabalho, como "valores cidadãos". A pesquisa se propõe, também, a entender se os valores cidadãos desenvolvidos e/ou exercitados durante as atividades teatrais são transferidos para outros campos da vida social, e como os sujeitos situam tais influências em suas trajetórias de vida. Para atingir tal meta, são apresentadas entrevistas com alunos e ex-alunos que fizeram teatro na referida instituição. Os entrevistados relatam memórias das experiências vivenciadas e refletem sobre a contribuição do teatro para a maneira como enxergam e vivenciam os valores cidadãos em diferentes contextos. No campo teórico, a dissertação explora relações entre teatro e cidadania em diferentes tempos e lugares, apresentando essa arte como linguagem artística profundamente ligada, desde suas origens, à vida social dos seres humanos. O estudo destaca aspectos que aproximam o trabalho teatral desenvolvido em escolas à educação não formal, área que tem como um dos principais objetivos a formação para a cidadania. A pesquisa faz também uma breve retrospectiva das relações entre teatro e educação ao longo da História, destacando algumas das principais tendências pedagógicas com a linguagem teatral, e evidenciando a pluralidade do potencial educativo dessa arte. Dentre as conclusões, destaca-se a compreensão de que a exploração e a apropriação da linguagem teatral constituem atividade propensa à instauração de processos emancipatórios e à conquista da autonomia, contribuindo significativamente para a formação da cidadania dos alunos. Sobressai, também, o entendimento de que os três valores cidadãos são intrínsecos a processos que se pautam pela exploração do teatro como linguagem artística

Abstract: This research investigates the role of School Theatre and its contribution for citizenship education. It presents the history, the main features and the methodological procedures of theatre activities developed at Instituto Educacional Imaculada, a private school located in the city of Campinas (São Paulo state). The dissertation seeks to establish links between specific processes developed in that institution and the values of freedom, equality and participation, defined in this study as "citizenship values". The research also proposes to understand if the citizenship values developed and/or exercised during theatrical activities are transferred to other fields of social life, and how individuals situate such influences in their life trajectories. To achieve this goal, we present interviews with students and alumni who have participated in theatrical activities at that institution. Respondents reported memories of experiences and reflected on the contribution of theatre to the way they see and experience the citizenship values in different contexts. In the theoretical field, the dissertation explores connections between theatre and citizenship in different times and places, presenting this art as a language deeply linked, from its origins, to the social life of human beings. The study highlights common aspects between theatre works developed in schools and non-formal education, area that has citizenship education as a main objective. The research also makes a brief retrospective of the relationship between theatre and education throughout history, highlighting some of the major trends in the teaching of theatre, and showing the plurality of the educational potential of this art. Among the findings, there is an understanding that the exploitation and appropriation of theatrical language are prone to promote emancipatory processes and the achievement of autonomy, contributing significantly to citizenship ucation. Another conclusion is the understanding that the three citizenship values are intrinsic to processes that explore theatre as artistic language
Subject: Teatro
Educação
Cidadania
História
Memória
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Hansted_TalithaCardoso_M.pdf9.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.