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Type: TESE
Title: O jardim das veredas que se bifurcam : cinema e educação
Title Alternative: The garden of forking paths : film and education
Author: Rechia, Karen Christine, 1969-
Advisor: Oliveira Junior, Wencesláo Machado de, 1965-
Junior, Wenceslao Machado de Oliveira
Abstract: Resumo: A questão central desta tese gira em torno da noção de vidência deleuziana como potência de mobilização do pensamento a partir de um conjunto de imagens fílmicas. Dessa forma na parte um lida-se com os conjuntos de imagens selecionados a partir de três obras fílmicas. Duas delas, Umberto D e Alemanha Ano Zero estão circunscritas ao que se convencionou chamar de neo-realismo italiano e a terceira "O preço da ilusão", uma obra catarinense da qual só restaram sete minutos. A opção por certos filmes não está limitada a um ou outro movimento cinematográfico. O que se quer na verdade é destacar seus elementos fílmicos como vitais na configuração de uma estética e na potencialização das imagens. Neste viés realço que a opção por escolher conjuntos de imagens e não os filmes como um todo participa deste caminho metodológico que considera a imagem em sua atemporalidade, posto que o conceito de vidência é o que está em evidência nesta pesquisa e não a historicidade da filmografia. Assim, neste capítulo, os conjuntos de imagens dialogam com diferentes conceitos ou noções tais como: esgotamento, intolerável, plano sequência, campo, enquadramento etc. A parte dois versa sobre uma experimentação a partir de um curso de extensão. Na parte um o que está em questão é o que eu "aprendo" no diálogo com conceitos/noções e imagens e na parte dois é o que eu proponho e o que deriva deste movimento. Destacar o uso de elementos fílmicos - técnicos e estéticos - e temáticos como referenciais de análise tem como objetivo, mais do que a semelhança com as cenas da parte um, evidenciar aquilo que escapa do próprio aprendizado anterior, no sentido de apreender o que talvez sejam linhas de fuga. A parte três compõe-se das coisas que se deixou pelo caminho, daquilo que não se chegou a lapidar, alguns fragmentos arruinados de ideias edificantes. Filmes, conceitos, elocubrações. É dessa matéria, móvel e viva, que se compõe essa terceira parte. Por fim a parte quatro pretende uma conversa inicial sobre cinema e educação.
Abstrac: The central question of this doctoral research is based on the notion of Deleuze's clairvoyance as a mobilizing power of thought and the discussion of such notion is made from a set of filmic images. Thus, in the first part of this work, a set of images selected from three film works is discussed. Two of these works, Umberto D and Germany Year Zero are confined to what came to be known as Italian neo-realism while the third film work "The price of illusion," is a work produced in the state of Santa Catarina of which only seven minutes remains. The option for such films is not limited to different film movements. Actually, the intention is to highlight filmic elements as vital elements in configuring aesthetic and in potentializing images. From this perspective, I emphasize that the option to choose sets of images instead of using the movies as a whole is part of this methodological approach which considers the image in its timelessness, since the concept of clairvoyance is what is in evidence in this study instead of the historicity of filmography.Thus, in this first chapter, the sets of images dialogue with different concepts and with different notions such as exhaustion, intolerable, plan sequence, field, environment etc. In the second part, an experiment which was developed in an extension course is presented and discussed. Thus, in the first part of this study the emphasis is on what I "learn" from the dialogue between concepts/notions and images while in the second part the emphasis is on what I propose and what proceeds from this movement. Highlighting the use of filmic elements - technical and aesthetic - and thematic, as references to the analysis, more than showing the resemblance to the scenes of part one of this study, aims to make evident which escapes from one's previous learning, in a sense of someone learning what may be escapes lines. The third part consists of things that were left behind, such as movies, concepts, lucubrations which were not lapidated. Some ruined fragments of edifying ideas. This third part is compound by this moving and lively material. Finally, the fourth part intends to initiate a conversation on cinema e education.
Subject: Videncia
Cinema
Educação
Imagem
Experimentação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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