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Type: TESE
Title: O leitor através do espelho - E o que ele ainda não encontrou por lá!
Title Alternative: The reader through the mirror - And what he has not found out there yet!
Author: Pereira, Rosane de Bastos, 1968-
Advisor: Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Abstract: Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e sua representatividade na sistemática de funcionamento das escolas públicas brasileiras como um dos sustentáculos do Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL), uma Política de Estado que entrou em vigor em 2006. O PNBE, criado em 1997 pelo Ministério da Educação (MEC), com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Educação Básica (SEB), distribui, desde 1998, acervos literários, obras de referência e de pesquisa a estudantes e professores de escolas públicas do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos cadastradas pelo censo escolar realizado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O trabalho de campo foi realizado de 2008 a 2013 e foram escolhidas duas escolas públicas de Campinas (SP) que estrearam, em 2009, o Programa "Sala de Leitura" da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Os procedimentos envolveram análise documental do PNBE e PNLL, levantamento dos acervos de ambas as escolas, identificação dos livros e seus respectivos programas de origem, o acompanhamento e observação da dinâmica das Salas de Leitura, com vistas a analisar a utilização dos acervos e a visitação dos alunos. Os dados revelam que os livros do PNBE ainda não foram incorporados ao contexto escolar, o tempo concebido aos alunos para uso da sala e exploração dos livros é pequeno, as professoras responsáveis pelas Salas de Leitura não têm uma função definida, o que compromete o processo de formação de leitores. Também foi possível constatar que o PNBE e o PNLL atuam em contextos separados e estanques e que as políticas de leitura federal, estadual e municipal se sobrepõem em movimentos mais divergentes do que convergentes em termos de formação de leitores. A temática da distribuição de livros e das políticas de leitura é aqui ampliada com uma pesquisa in loco na Inglaterra (Reino Unido), com o objetivo de analisar situações distintas, porém com algumas características similares, quanto ao uso do livro e estímulo à leitura em escolas públicas. A principal contribuição desta pesquisa é tentar identificar os caminhos que impedem a efetivação das políticas públicas de leitura dentro das escolas públicas, a partir da indagação central que permeia a tese: "Afinal, se distribuir livros não forma leitores, então qual deve ser o rumo das políticas para o fomento da leitura no Brasil?". Os resultados da pesquisa revelam que a distribuição de livros, sem a formação de mediadores de leitura, como está previsto no PNLL, não resolve o anacrônico problema da leitura no País, e que a não efetivação das políticas de leitura se deve a uma limitação governamental em definir que tipo de educação se quer para o País.

Abstract: This thesis aims to analyze the National School Library Programme (PNBE) and its representation in the structure of Brazilian public schools as one of the pillars of the National Book and Reading Policy (PNLL), that came into effect in 2006. The PNBE, created in 1997 by the Ministry of Education (MEC), with support from the National Fund for Education Development (FNDE) and the Department of Basic Education (SEB), distributes, since 1998, literary collections, reference works and Research to students and teachers in public schools - from Primary to Middle Education, and Youth and Adults Education - enrolled at school census conducted annually by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). Fieldwork was conducted from 2008 to 2013 and two public schools in Campinas (SP) were chosen to start, in 2009, the program "Reading Room" of the Department of Education of the State of São Paulo. The procedures involved documentary analysis of PNBE and PNLL, inventory of both school collections, identification of books and programmes which they belong to, monitoring and observation of the Reading Rooms dynamics, aiming to analyze the use of the collections and the room visitation. The data reveals that the books of PNBE have not yet been incorporated into the school context, the time designed for students to use the room and explore the books is short, the teachers in charge of the Reading Rooms do not have a defined function, which compromises the readers' formation process. It was also possible to learn that the PNBE and the PNLL operate in separate contexts and that the local, state and federal reading policies overlap each other in a more divergent than convergent movement related to the reading formation. The thematic of book distribution and reading policies is here extended to a research in loco in England (United Kingdom) in order to analyse different situations, however, with some similarities related to the use of the book and reading stimulation in state schools. The main scientific contribution of this work is trying to identify the ways that prevent the state policies of reading from being effective inside schools, what starts with the initial question that permeates this work: "After all, if distributing books doesn't make readers, then how should be the policies to promote reading in Brazil? ". The research results show that book distribution, without the formation of reading facilitators, as suggested in PNLL, does not solve the anachronistic reading problem in the country, and that the lack of effectivity relating the reading policy is due to a governmental limitation in defining what kind of education is expected.
Subject: Programa Nacional Biblioteca da Escola (Brasil)
Livros e leitura
Políticas públicas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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