Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250734
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O processo de construção das nocões espaciais topologicas na interação da criança com seu meio ambiente
Author: Bonon, Lucia Helena Perussi
Advisor: Assis, Regina Alcantara de, 1939-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa referiu-se a um estudo de caso exploratório, ree1izado na esco1a Municipal de Educação Infantil "Noemia Agbahr", situada num bairro periférico da cidade de Campinas. O objetivo principal centralizou-se em como crianças de 06 (seis) anos de idade, pertencentes às camadas populares e que freqüentam classes de Pré em escola pública, construíram as noções espaciais topológicas elementares. A amostragem da pesquisa foi realizada com 30% do universo da classe, ou seja, 10 (dez) sujeitos, distribuídos eqüitativamente pelas seguintes variáveis: SEXO (masculina/ feminina); GRUPO _ÉTNICO (branco/negro); TIPO DE MORADIA (madeira/alvenaria) e, TEMPO DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA (integral/parcial). A fundamentação teórica teve como suporte os estudos de Jean Piaget, quanto à construção operatória do espaço. Piaget constatou que a construção operatória espaço realiza-se inversamente ao aparecimento da história do das ciências; isto é, primeiramente a criança constrói as noções espaciais topológicas, depois as projetivas e só mais tarde as noções euclidianas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram os seguintes: Procedimento Metodológico I: constou da aplicação de dez provas ortodoxas piagetianas nos dez sujeitos; Procedimento Metodológico II : foram oito meses de observações naturalísticas em campo; observações estas realizadas na rotina do dia a dia em sala de aula acompanhando / atividades dentro e fora da sala de aula. O tratamento estatístico utilizado foi a Prova não paramétrica X2 correlacionada com as variáveis acima citadas. Após a realização das observações naturalísticas em campo foi possível estabelecer uma categorização das atividades mais significativas que praticadas em sala de aula, facilitam a construção as noções espaciais topológicas elementares. No capítulo "Da Análise dos Dados para a. Ação Pedagógica". fiz uma reflexão pedagógica. procurando subsIdias no suporte teórico referendado e propondo atividades verdadeiramente significativas para a construção operatória do espaço; e, qual a postura do professor como desencadeador e orientador destas atividades
Subject: Psicologia educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BONON, Lucia Helena Perussi. O processo de construção das nocões espaciais topologicas na interação da criança com seu meio ambiente. 1987. 201f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250734>. Acesso em: 13 jul. 2018.
Date Issue: 1987
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bonon_LuciaHelenaPerussi_M.pdf7.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.