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Type: TESE
Title: Invisibilidade e emergência da Universidade inclusiva na tessitura de uma rede de memórias
Title Alternative: Invisibility and emergence of the inclusive university according to the texture of a network of memories
Author: Renders, Elizabete Cristina Costa, 1969-
Advisor: Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-
Abstract: Resumo: Esta tese resulta de uma pesquisa que se pautou no movimento das diferenças promovido pela presença/reivindicação das pessoas com deficiência na educação superior, tendo como objeto de estudos as práticas inclusivas desenvolvidas, cotidianamente, na Universidade Metodista de São Paulo nos anos de 2005 a 2010. Duas foram as perguntas que originaram tal investigação: o que emerge e o que tem sido esvaziado (ou desperdiçado) com o advento da presença/reivindicação das pessoas com deficiência na educação superior? Qual seria a contribuição do movimento das diferenças advindo da presença/ reivindicação das pessoas com deficiência na Universidade para uma epistemologia emergente? A partir destas perguntas, foram apresentadas as seguintes hipóteses. Primeiro, trabalhar com os eixos de acessibilidade física e comunicacional não garante que todos possam chegar aos estudos superiores, pois a educação superior brasileira é inerentemente meritocrática em seus processos classificatórios e seletivos e tal realidade se impõe também aos estudantes com deficiência pelo esvaziamento ou desperdício de suas experiências no espaço educacional. Segundo, o paradigma educacional da inclusão vem ao encontro de um paradigma emergente e, por conseguinte, a presença/ reivindicação das pessoas com deficiência na universidade pode contribuir para uma revisão epistemológica importante na transição paradigmática desta contemporaneidade. Tais hipóteses confirmaram-se no decorrer da pesquisa, portanto, esta tese defende que a presença das pessoas com deficiência, por si só, é reivindicação e contribui para a revisão epistemológica advogada pelo paradigma epistemológico emergente nos termos das ecologias dos saberes diferentemente sábios, das temporalidades e dos reconhecimentos recíprocos.

Abstract: This thesis results from a survey inspired by the movement of differences promoted by the presence / demand of people with disability in higher education, defining as its study object the realization of inclusive practices in everyday life at the Methodist University of Sao Paulo in the years 2005 to 2010. Two questions stand at the beginning of such research: what emerges and what has been emptied (or wasted) with the advent of the presence / demand of people with disability in higher education? What would be the contribution of the movement of differences arising from the presence / demand of people with disability at the university to an emerging epistemology? Based on these questions, the following hypotheses were developed: First, working with the axes of physical and communication accessibility does not guarantee that everyone can enter into higher education, because the Brazilian higher education is inherently meritocratic in its classification and selective processes, a reality also required for students with disability, neglecting or wasting their experiences in the educational environment. Second, the educational paradigm of inclusion is in line with an emerging paradigm, and therefore, the presence / demand of people with disability at the university can contribute to an important epistemological review of the paradigm shift in contemporary times. These hypotheses were confirmed during the research, therefore, this thesis argues that the presence of people with disability, by itself, it demands and contributes to the epistemological review advocated by the epistemological emerging paradigm in terms of differently wise knowledge ecology, of temporalities and reciprocal recognition.
Subject: Educação inclusiva
Deficientes
Sociologia
Epistemologia
Universidades e faculdades
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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