Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Adriana Vitorino Rossipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimicapt_BR
dc.format.extent138 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleContexto historico e reflexões didaticas no processo de ensino/aprendizagem do conceito de equilibrio quimicopt_BR
dc.title.alternativeHistorical context and didactic reflections in the teaching and learning process of the concept of chemical equilibriumpt_BR
dc.contributor.authorVerzoto, Jose Carlospt_BR
dc.contributor.advisorRossi, Adriana Vitorino, 1965-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Químicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.subjectEquilíbrio químicopt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageChemical equilibriumen
dc.subject.otherlanguageHistory of scienceen
dc.subject.otherlanguageExperimentationen
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho, o tema equilíbrio químico foi objeto de estudo sob perspectiva didática, considerando-se sua relevância em termos conceituais bem como aspectos relacionados ao processo de ensino/aprendizagem, como dificuldades apresentadas na linguagem e interpretação desse conceito apontadas na literatura e por professores do ensino médio. Neste contexto, buscou-se investigar aspectos de desenvolvimento histórico desse conceito, resgatando informações relevantes para subsidiar interpretações críticas de material didático comercial e aprimorar situações propícias ao processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. Paralelamente, foram elaboradas e testadas duas propostas didáticas. A primeira proposta A envolveu a elaboração de material de apoio para o ensino de equilíbrio químico incluindo aulas contextualizadas, demonstrações experimentais e abordagem histórica e esta foi aplicada a três turmas de estudantes (81 participantes) da 3ª série em 2007. A outra proposta B limitou-se a aspectos teóricos tradicionais e foi aplicada a nove turmas (236 estudantes) da 2ª e 3ª série em 2006 e 1 turma com 33 estudantes da 3ª série, em 2007, todas do ensino médio. Utilizando-se questionários e entrevistas, foram investigadas impressões prévias e pós-aulas desses estudantes sobre questões envolvendo o conceito de equilíbrio químico. Os resultados desta investigação indicaram vantagens no processo de ensino/aprendizagem na aplicação da proposta A, que incluiu situações que oportunizaram o professor discutir alguns aspectos concretos incluindo demonstração experimental e mostrando aspectos positivos na discussão da construção do conhecimento científico sob uma perspectiva histórica e o crescimento dinâmico da Ciência. Apesar dessa proposta demandar alguns esforços adicionais para o professor, principalmente referindo-se as demonstrações experimentais e discussão de aspectos históricos, os resultados alcançados são compensadores.pt
dc.description.abstractAbstract: In this work, the subject chemical equilibrium was the object of study under didactic perspective, considering its relevance in conceptual terms as well as aspects related to the teaching/learning process, as difficulties presented in the language and interpretation of this concept pointed in the literature and by high school teachers. In this context, aspects of historical development of this concept were investigated in order to recovery important information to subsidize a critical evaluation of commercial textbooks and to improve propitious situations the teaching/learning process in the classroom. At the same time, two didactic proposals were elaborated and tested. The first proposal A involved the elaboration of the support material for teaching chemical equilibrium including contextualized lessons, experimental demonstrations and historical approaching and it was applied to three groups of students (81 participants) of 3rd grade in 2007. The other proposal B was limited to the traditional theoretical aspects and was applied to nine groups (236 students) of 2rd and 3rd grades in 2006 and one group with 33 students of 3rd grade, in 2007, all of high school. Written questionnaires and interviews were to investigate previous and after-lessons conceptions of these students on questions involving the concept of chemical equilibrium. The results of this study indicated advantages in the process of teaching/learning in the application of the proposal A, that included situations that became opportune to the professor to the discuss some concrete aspects including experimental demonstration and I also showed the positive effect of talk about how the scientific knowledge is built under a historical perspective and the dynamic growing of the Science. Despite of this proposal demanding some additional efforts from the professor, mainly concerning to the experimental demonstrations and quarrel of historical aspects, the reached results are compensating.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationVERZOTO, Jose Carlos. Contexto historico e reflexões didaticas no processo de ensino/aprendizagem do conceito de equilibrio quimico. 2008. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250148>. Acesso em: 12 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineQuimica Analiticapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Químicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Glaucia Maria dapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTubino, Matthieupt_BR
dc.date.available2018-08-12T12:44:57Z-
dc.date.accessioned2018-08-12T12:44:57Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-12T12:44:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Verzoto_JoseCarlos_M.pdf: 2173357 bytes, checksum: 93e5222b6474774989fc07e35aeec890 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250148-
Appears in Collections:IQ - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Verzoto_JoseCarlos_M.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.