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Type: Artigo de periódico
Title: Desenvolvimento de tomate de mesa, com o uso do método QFD (Desdobramento da Função Qualidade), comercializado em um supermercado
Title Alternative: Development of fresh tomato, using the QFD (Quality Function Deployment) method, commercialized in a supermarket
Author: Marcos, Sissi K.
Jorge, José Tadeu
Abstract: To attend the consumer's requirements related to the fresh tomato, offering a product of quality and to reduce the post-harvest losses of the product, the QFD method was applied to the tomato commercialized in a supermarket. The potential use of this tool was appraised, as well as its applicability to an agricultural product, taking effect the QFD. The experiment was carried out at the Carrefour store in Campinas, Brazil. A product with the requirements demanded by the consumer was developed, having the 'Carmen' tomato (popularly known by long shelf life) as the rival, which retains the biggest share in market nowadays. At each step of the experiment, the decisions were taken, considering the inherent characteristics to the product and its relations with the methodology. The pilot lot, with characteristics demanded by the clients and suitable to the business strategy (supermarket), was evaluated with the consumers. The established goal in relation to quality was reached, as well as the aim related to losses. Losses were %. As to the preference test, in which the developed product and 'Carmen' tomato were compared, through sensorial analysis, the tomato developed by the QFD method was the favorite with 0,1% significance level. The results obtained proved the applicability of the QFD method to fresh agricultural products commercialized, and the expected benefits were reached.
Para atender as exigências do consumidor, relativas ao tomate de mesa, oferecendo um produto de qualidade, e reduzir as perdas pós-colheita, aplicou-se o método QFD ao tomate comercializado em um supermercado. Avaliou-se o potencial de uso dessa ferramenta, bem como sua aplicabilidade a um produto hortícola, tendo-se realizado o desdobramento da qualidade, com o trabalho conduzido na loja Carrefour D.Pedro, em Campinas. Desenvolveu-se um produto a partir das características exigidas pelo consumidor, estabelecendo-se como concorrente o tomate 'Carmem'. A cada etapa do método, as decisões foram tomadas após discussões norteadas pelas características inerentes ao produto e suas relações com a metodologia. O lote piloto, com as características exigidas pelos clientes e condizentes com as estratégias da empresa (supermercado), foi avaliado junto aos consumidores e atingiu as metas estabelecidas para a qualidade planejada, bem como o objetivo relativo a perdas, tendo-se alcançado o valor de 0% de perdas. No teste de preferência, em que se comparou o produto desenvolvido com o tomate 'Carmem', através de análise sensorial, o tomate desenvolvido através do método QFD foi o preferido ao nível de 0,1% de significância. Os resultados obtidos comprovaram a aplicabilidade do método QFD a produtos agrícolas comercializados in natura, tendo-se alcançado os benefícios esperados.
Subject: Lycopersicon esculentum
planejamento da qualidade
pós-colheita
comercialização
varejo
consumidor
Licopersicon esculentum
quality planning
postharvest
commercialization
retail trade
consumer
Editor: Associação Brasileira de Horticultura
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S0102-05362002000300019
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362002000300019
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000300019
Date Issue: 1-Sep-2002
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

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