Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/244501
Type: TESE
Title: Modelagem e resolução do problema de otimização conjunta do plano de estiva e movimentação de contêineres em pátios portuários
Title Alternative: Modeling and resolution of the joint optimization problem of the stowage plan problem and handling of containers in port yards
Author: Junqueira, Catarina, 1990-
Advisor: Azevedo, Anibal Tavares de, 1977-
Abstract: Resumo: A eficiência de um terminal portuário é essencial para permitir o incremento do fluxo de contêineres em uma cadeia global de suprimentos. Neste trabalho, é proposta a integração do problema de movimentação de contêineres no pátio com o problema do plano de estiva do navio. Na literatura é provado que ambos os problemas são NP-Completos, para tanto, é proposta a adaptação de um método que já foi empregado com sucesso na resolução do problema do plano de estiva: a representação por regras. As regras definem ao longo de n portos, como vai ocorrer a sequência de carregamento e descarregamento de contêineres e tem como objetivo reduzir o número de movimentos desnecessários. A contribuição prática dar-se-á pela redução na quantidade de informações necessárias para se representar a tomada de decisões através de um modelo matemático. Além disso, a representação por regras tem a grande vantagem de utilizar uma representação bastante compacta que assegura a geração de soluções factíveis. São apresentados os resultados obtidos com exemplos numéricos que mostram que, com baixo tempo computacional foi possível obter sequências de movimentos factíveis

Abstract: The efficiency of a port terminal is essential to allow the increase of the flow of containers in a global supply chain. In this work, it is proposed the integration of the problem of moving containers in the yard with the ship stowage plan problem. In literature it is proven that both problems are NP-Complet, therefore, it is proposed to adapt a method that has been successfully employed in solving the problem of the storage plan: the rules representation. The rules define over n ports, how the sequence of loading and unloading containers will occur and aims to reduce the number of unnecessary movements. The practical contribution is given by the reduction in the amount of information needed to represent the decision-making process through a mathematical model. In addition, the rules representation have the advantage of using a very compact representation that ensures the generation of feasible solutions. The results obtained with numerical examples show that with low computational time it has been possible to obtain sequences of feasible movements
Subject: Navios porta-containers
Transporte por containers
Áreas portuárias
Cadeia de suprimentos
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FCA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Junqueira_Catarina_M.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.