Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/21690
Type: Artigo de periódico
Title: Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãos
Title Alternative: Creencias que influyen en los adolescentes para la donación de órganos
Beliefs that influence adolescents in organ donations
Author: Moraes, Márcia Wanderley de
Gallani, Maria Cecília Bueno Jayme
Meneghin, Paolo
Abstract: This study was aimed at investigating knowledge, behavior and normative beliefs of students concerning transplant and organs donations, based on the Theory of Reasoned Action (TRA), in two public schools of the city of São Paulo. The sample was comprised of 94 students who answered a questionnaire, whose answers were submitted to statistical analysis. The results showed that the group had little knowledge about organ donation because 45.8% were not familiar with the concept of encephalic death, 37.2% do not know when death occurs and 70.3% do not know when a person becomes a potential organ donor. Eight positive and five negative beliefs about organ donations were detected. The conclusion is that it is necessary to develop studies and to implement education programs to clarify the population about this topic.
Foram objetivos do estudo identificar conhecimento, crenças comportamentais e normativas de estudantes de nível médio sobre transplante e doação de órgãos, à luz da Teoria da Ação Racional (TRA), em duas escolas da rede pública do município de São Paulo. A amostra foi constituída por 94 alunos que responderam um questionário baseado nos pressupostos da TRA e as respostas foram submetidas à análise estatística. O resultado mostra baixo conhecimento sobre doação de órgãos, pois 45,8% desconhecem o conceito de morte encefálica; 37,2% não sabem quando a morte ocorre e 70,3% não sabem quando uma pessoa se torna potencial doador. Foram evidenciadas dez crenças positivas relativas ao comportamento de ser doador de órgãos. Salientaram-se, também, sete crenças negativas sobre doação de órgãos. Foram evidenciadas oito crenças positivas e cinco crenças negativas relativas à doação de órgãos. Conclui-se ser necessário desenvolver estudos e implementar programas educativos de esclarecimento sobre o tema.
Los objetivos del estudio fueron identificar el conocimiento, creencias de comportamiento y normativas de estudiantes de nivel medio respecto al transplante y donación de órganos, a la luz de la Teoría de la Acción Racional (TRA), en dos escuelas de la red pública del municipio de Sao Paulo. La muestra estuvo constituida por 94 alumnos que respondieron un cuestionario basado en las premisas de la TRA y las respuestas fueron sometidas al análisis estadístico. El resultado muestra bajo conocimiento sobre donación de órganos, pues el 45,8% desconoce el concepto de muerte encefálica; el 37,2% no sabe cuándo ocurre la muerte y el 70,3% no sabe cuándo una persona se torna en potencial donador. Fueron evidenciadas diez creencias positivas relativas al comportamiento de ser donador de órganos. Resaltaron, también, siete creencias negativas sobre donación de órganos. Se evidenciaron ocho creencias positivas y cinco creencias negativas relativas a la donación de órganos. Se concluye que es necesario desarrollar estudios e implementar programas educativos para aclarar a las personas sobre el tema.
Subject: Educação em saúde
Comportamento do adolescente
Transplantes
Health education
Adolescent behavior
Transplants
Editor: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S0080-62342006000400006
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000400006
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000400006
Date Issue: 1-Dec-2006
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S0080-62342006000400006.pdf118.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.