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Type: Artigo de periódico
Title: Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro
Title Alternative: Language, culture and otherness: children and ethinicity
Author: Gusmão, Neusa Maria Mendes de
Abstract: Language, culture, and otherness are complementary and also confliting issues representing the central debate on childhood and the child who carries the signals of social and/or ethinical of exclusion. The debate on the social still connected to universal and absolute values and trues, therefore the theme needs a reavaliation on the realm of relativism. Questioning the fact that culture and otherness are expressed by language which are not always visible and explicit, requering a close and deep look at many social realities enpoorvered suburbs and rural areas, white and black children, homeless children, we kept their voices and speaches, their images from their own drawings to understand the way the percept mean they live and they are. These children have a word for school, and also about the process and agents to say by many different ways to express how they look their own world and how the world look at them.
A interação a um só tempo complementar e conflitiva de três temas: linguagem, cultura e alteridade, constituem o eixo de um debate sobre a infância e a criança portadora de marcas sociais e étnicas. Na medida em que a percepção do social se prende a princípios e a valores considerados universais, verdadeiros, legítimos e únicos, que precisam ser relativizados, questiona-se o fato de a cultura e a alteridade se expressarem por linguagens nem sempre visíveis e explícitas, que exigem um olhar atento e aprofundado nas muitas realidades do campo social e no seu cotidiano como meio de compreender-lhes seus muitos significados. Crianças pobres de periferia urbana e do meio rural, crianças brancas, negras e mestiças e, ainda, crianças de rua, emprestam-nos suas falas e imagens construídas com desenhos, para expressar a sua percepção do meio em que vivem. Tais expressões referem-se também à escola que aí está, a seus processos e agentes para dizer, por meio de outras linguagens, como olham seu mundo e como são olhados por ele.
Subject: LINGUAGEM
CULTURA
ETNIAS
CRIANÇAS
PERCEPÇÃO
Editor: Fundação Carlos Chagas
Citation: Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 107, p. 41-78, 1999.
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S0100-15741999000200002
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15741999000200002
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741999000200002
Date Issue: 1-Jul-1999
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