Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119758
Type: Artigo de periódico
Title: ConcepÇÃo De Professores De EducaÇÃo FÍsica Em RelaÇÃo À QualificaÇÃo E AtuaÇÃo Junto De Alunos Com DeficiÊncia
Author: Jessica Aline Schmitt
Robson Frank
Douglas Roberto Borella
Angela Schone
Anne Caroline Duarte
Gabriela Simone Harnisch
Jalusa Andréia Storch
Abstract: O presente estudo tem como objetivo averiguar a qualificação e dificuldades dos professores em relação ao trabalho diante de alunos com deficiência no contexto inclusivo ou na Modalidade de Educação Especial. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo e exploratória, de cunho quantitativo. Os participantes do referido estudo foi composta de 30 professores de Educação Física, já formados, atuantes em escolas e colégios da rede pública e privada. Para a coleta de dados utilizou-se de um (1) questionário, composto de questões fechadas, elaborado pelos pesquisadores. Os resultados apresentam que uma pequena parcela considera que a disciplina foi suficiente para atuar com esta população. As principais dificuldades na regência dos professores está em “proporcionar práticas pedagógicas adequadas” e em “conhecer as características da deficiência”. Percebe-se que os professores reconheceram a importância que a atualização para essa área, porém, relatam não se interessar em fazer uma especialização. Contudo, observa-se que os professores não estão aptos para atuar com alunos com deficiência e apontam, principalmente, a falta de atualização nesta área dificulta proporcionar práticas pedagógicas inclusivas que garantam o desenvolvimento das potencialidades dos alunos e inclusive ensino de qualidade à pessoas com deficiência.
Subject: Qualificação Profissional (d003406)
Professores (d005178)
Pessoas Com Deficiência (d006233).
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2146
Date Issue: 31-Mar-2015
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_2146-2905-1-PB.pdf218.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.