Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119757
Type: Artigo de periódico
Title: Propostas Interacionistas Em Pedagogia Do Esporte: AproximaÇÕes E CaracterÍsticas
Author: Paulo César Montagner
Roberto Rocha Costa
Cássia dos Santos Joaquim
Leopoldo Katsuki Hirama
Abstract: Propostas interacionistas vêm sendo formuladas e refletidas desde o final do século passado com o objetivo de oferecer alternativa de ensino do esporte de forma a superar propostas tradicionais que podem desenvolver em sua prática algumas características bastante discutidas e consideradas inadequadas, como a exclusão, a especialização precoce, a mecanização de técnicas em detrimento da compreensão da modalidade, entre outros. Considera-se dentro da denominação interacionista diversas propostas elaboradas por diferentes autores da pedagogia do esporte. Apesar desta diversidade, várias aproximações são encontradas ao se investigar as proposições, indicando mais semelhanças do que distanciamentos. Desta forma, este estudo tem por objetivo, através da revisão bibliográfica das propostas de alguns autores das pedagogias interacionistas, levantar e discutir as aproximações encontradas nas diferentes publicações. Espera-se que o artigo possa contribuir para o melhor entendimento de tais propostas por parte dos profissionais que lidam com o ensino do esporte, facilitando a compreensão de suas características semelhantes e exemplificando as possibilidades de intervenção.
Subject: Metodologia, Pedagogia Do Esporte, Interacionismo
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/1672
Date Issue: 30-Dec-2014
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_1672-1804-1-PB.pdf115.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.