Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119686
Type: Artigo de periódico
Title: Negocios E O Futebol- Empresa: DiscussÃo Acerca Dos Temas E A ImportÂncia Do Papel Do Atleta Para As AÇÕes MercadolÓgicas
Author: Pedro Brugnaro Badur
Abstract: As modalidades esportivas coletivas movimentam quantias imensuráveis de capital anualmente. O futebol se caracteriza por uma dessas modalidades. Eventos grandiosos como a Copa do Mundo envolvem valores extremamente elevados para um simples jogo de bola. Contudo, o futebol abrange uma magnitude consideravelmente maior do que essa. Este trabalho preza por encarar o desporto em seu âmbito institucional de integridade, centralizando o atleta como diretriz de discussão. O papel de renomados protagonistas desse desporto (os próprios jogadores) e analisado socio-economicamente, alem das asserções as relações envoltas no fenômeno de se tornar um ícone para o publico consumidor e, consequentemente, para a modalidade. Sao abordados dois casos de destaque na historia do futebol para explicitar a dinâmica, o propósito e o arcabouço de possibilidades em torno do nome de um atleta: o caso de Ronaldo e o caso de David Beckham. Destarte, a discussão vale-se da correlação dos casos descritos com a problematização do eixo seleção de talentos versus transações internacionais. Palavras-Chaves: Futebol; Negócios; Futebol-Empresa; Mito; Ídolos. BUSINESSES AND THE FOOTBALL-COMPANY: QUARREL CONCERNING THE SUBJECTS AND THE IMPORTANCE OF THE PAPER OF THE ATHLETE FOR THE MARKETING ACTIONS Pedro Brugnaro Badur Paulo César Montagner Abstract The collective sports move immeasurable amount of capital per year. Soccer characterizes itself like one of these modalities. Great events like the World Cup involve extremely high values to a simple ball game. Although, soccer reaches a considerable bigger magnitude than that one. This project esteems to face the sport in its institutional scope of integrity, centralizing the athlete for a discussion's guideline. The role of this sport's renowned protagonists (the own players) is analyzed socioeconomically, besides the assertions to the relations wrapped in the phenomenon of became an icon to the consumer public and, consequently, to the modality. Two prominent cases in soccer history are boarded to explicit the dynamics, the purpose and the possibilities' repertory around an athlete's name: Ronaldo's case and David Beckham's case. By this way, the discussion avails of the described cases' correlation with the problematic of the axis "talent selection versus intemational transactions". Key-Words: Soccer; Business; Football-Company; Myth; Idol."
Subject: Futebol
Negócios
Futebol-empresa
Mito
Ídolos
Soccer
Business
Football-company
Myth
Idol.
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637862
Date Issue: 6-Aug-2008
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_8637862-7924-1-PB.pdf171.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.