Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119604
Type: Artigo de periódico
Title: Percepções Do Estudante Com Necessidades Educacionais Especiais Sobre A Politica De Acessibilidade Na Universidade
Author: Zélia Zilda Lourenço de Camargo Bittencourt
Abstract: O direito ao acesso à educação regular tem sido tema recorrente nas discussões em vários órgãos educacionais. Garantir não só o acesso, mas principalmente a permanência de pessoas com algum tipo de deficiência nas universidades extrapolam a questão da adequação das instalações físicas. Esta investigação se propôs a conhecer as percepções dos alunos universitários com necessidades educacionais especiais sobre as condições de inclusão e acessibilidade da Universidade. Para isso, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo cujos sujeitos foram alunos e ex-alunos com necessidades especiais que utilizavam o serviço de apoio didático do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas. A amostra contou com nove estudantes e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, gravadas com o consentimento dos entrevistados. Para a análise, os dados foram agrupados de acordo com núcleos temáticos. Um dos aspectos relevantes do estudo foi a identificação de sentimento de insatisfação com a política de acessibilidade da universidade que tem dificuldade de implementar ações mais pontuais de inclusão, reflexo da nossa sociedade, que está estruturada para as pessoas “normais”, e ainda não assimilou os conceitos de acessibilidade e desenho universal que devem contemplar toda a diversidade humana.
Subject: Inclusão. Acessibilidade. Necessidades Especiais. Diversidade
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634887
Date Issue: 7-May-2015
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_8634887-3958-1-SM.pdf195.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.