Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119341
Type: Artigo de periódico
Title: Tendências Epistemológicas Da Pesquisa Em Educação Especial No Brasil: A Análise Das Dissertações E Teses Do Ppgees/ufscar
Author: Régis Henrique dos Reis Silva
Abstract: Este estudo teve como objetivo geral, analisar, a partir das abordagens metodológicas, as implicações epistemológicas das dissertações e teses produzidas no PPGEEs/UFSCar, levando em consideração suas inter-relações com os determinantes sociais, políticos e econômicos. Em linhas gerais obtivemos os seguintes resultados, 88,9% dos documentos analisados adotaram a abordagem empírico-analítica, 11,1% a fenomenológica-hermenêutica e 0% a crítico-dialética. Considerando as articulações entre o lógico e o histórico, verificamos que a predomínio da abordagem empírico-analítica, está relacionado com os determinantes sociais, políticos e econômicos do Brasil, especialmente ao modelo de Pós-Graduação implantado no País, assim como, com as características internas do programa estudado.
Subject: Educação Especial
Epistemologia
Análise De Dissertações E Teses.
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635502
Date Issue: 6-Sep-2010
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_8635502-4819-1-PB.pdf486.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.