Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119305
Type: Artigo de periódico
Title: Afetividade E/na Educação: Sentir E Expressar Na Experiência (est)ética - Contribuições Da Filosofia Espinosana
Author: Lavínia Lopes Salomao Magiolino
Abstract: O conhecimento produzido nos diversos campos da ciência e conhecimento (Biologia, Antropologia, Psicologia, Filosofia, Neurologia) impacta a Educação, seja na produção do conhecimento, seja na atividade pedagógica. Em meio às contribuições nessa área, se faz notar a ideia de controle das emoções em parte das estratégias de intervenção, estritamente cognitivas, que desvelam uma fundamentação cartesiana. Partindo dessas constatações, argumentamos sobre a importância da elaboração de Espinosa sobre os afetos (definições de afeto, causa adequada e inadequada, passividade e atividade, afecção) e as (im)possibilidades de domínio da conduta para uma compreensão da dinâmica afetiva e de seu processo de conhecimento. Tomamos como lócus de elaboração o trabalho do ator de teatro na sala de ensaio e uma situação de agressão em sala de aula, em busca de abrir novas picadas no caminho para uma educação que não se fundamenta no controle, mas no conhecimento e no desenvolvimento das emoções, uma educação sensível e expressiva.
Subject: Afetividade
Espinosa
Educação.
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635414
Date Issue: 26-Feb-2013
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_8635414-4727-1-PB.pdf303.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.