Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119304
Type: Artigo de periódico
Title: A Gênese Textual Da Doutrina Da Educação Das Crianças No Tratado Da Emenda Do Intelecto De Espinosa
Author: Cristiano Novaes de Rezende
Abstract: Meu objetivo no presente artigo é analisar o movimento argumentativo pelo qual Espinosa introduz, no proêmio do Tratado da Emenda do Intelecto, a expressão “Doctrina de puerorum Educatione”. Embora não se trate de um conceito direta e detidamente desenvolvido por Espinosa, estimo ser possível reconstruir, com base na referida análise, a função de tal doutrina no interior do programa filosófico que aí se delineia. Através dessa reconstrução, pretendo defender que uma doutrina espinosana da educação das crianças deve necessariamente pautar-se pelo “princípio do acompanhamento do erro”, de modo a exprimir, também no âmbito da pedagogia, o caráter radicalmente imanentista do sistema de Espinosa.
Subject: Educação
Imanência
Emenda Do Intelecto
Acompanhamento Do Erro
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635411
Date Issue: 4-Nov-2012
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_8635411-4724-1-PB.pdf527.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.