Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119290
Type: Artigo de periódico
Title: Educação Como Crítica De Si: A Trajetória De Friedrich Nietzsche
Author: Samuel Mendonça
Abstract: Este artigo apresenta a trajetória de Friedrich Nietzsche e coloca em relevo seu sofrimento como marca de uma concepção de educação que diz respeito à crítica de si. A experiência do sofrimento parece indicar a experiência do além do homem (Übermensch), da mesma forma que é por meio da vontade de potência (Der Wille zur Macht) que as contradições da vida podem ser revaloradas. Então, pensar Nietzsche e a educação reivindica a análise da dimensão individual, dado que este pensador viveu além de seu tempo e, por esta razão, sua concepção de educação é, igualmente, intempestiva. Se é possível empreender a crítica de si como tarefa educacional, talvez possamos argumentar, com Nietzsche, que a vida é vontade de potência e nada além disto.
Subject: Educação
Nietzsche
Trajetória
Crítica
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635389
Date Issue: -1-Uns- -1
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_8635389-4702-1-PB.pdf253.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.