Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119284
Type: Artigo de periódico
Title: A Educação Crítica Como Possibilidade Educacional
Author: Maria das Graças de Almeida Baptista
Abstract: O presente artigo traz para o debate a educação crítica em Gramsci e Vigotski, apresentando-a como possibilidade educacional. O estudo parte do pressuposto que, no Brasil, a educação ativa, influenciada pela orientação teórica de Dewey e de Piaget, permanece como possibilidade, uma vez que o transplante dos princípios da educação ativa teve como resultado um esvaziamento da obra desses autores. O desenvolvimento da presente reflexão aponta tanto para a condição pedagógica objetiva à construção da concepção e da prática do professor crítico, quanto para a Universidade, enquanto espaço privilegiado de criação das condições necessárias a que essa educação possa vir a se tornar uma realidade.
Subject: Educação Ativa
Educação Crítica
Universidade.
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635379
Date Issue: 29-Jun-2014
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_8635379-4692-1-PB.pdf291.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.