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Type: Artigo de periódico
Title: A Perspectiva Epistemológica Em Antonio Gramsci E A Pesquisa De Políticas Educacionais
Author: Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Sidney Reinaldo da Silva
Abstract: O presente texto busca apresentar a investigação das políticas nos marcos da obra de Gramsci, para se debater certos desafios que “pesquisa educacional” deve enfrentar. Pressupõe-se que a pesquisa em educação é também uma forma de relação pedagógica/hegemônica não podendo ser neutra em relação a cultura, mas, sobretudo, como produtora de cultura e visão de mundo mais elaboradas. Estudar questões ligadas à epistemologia de Gramsci exige a explicitação do que o autor compreendia por intelectual orgânico e práxis investigativa. O pensamento de Antonio Gramsci retoma o princípio marxista da totalidade para se compreender a atividade intelectual. Perante sua concepção de práxis a categoria de intelectual ganhou outro significado. Sua definição de intelectual orgânico tornou-se fundamental para se investigar a pesquisa das políticas educacionais e não apenas as políticas educacionais propriamente ditas. Nesse sentido, se a política educacional for tomada como uma ciência particular, ela merece a mesma crítica que Gramsci faz à sociologia e à economia, isto é, produz verdades parciais que devem ser reapropriadas no âmbito da totalidade da investigação operada pela filosofia da práxis. 
Subject: Epistemologia Educacional. Políticas Públicas. Pesquisa De Políticas Educacionais. Educação E Teoria Gramsciana.
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634816
Date Issue: 29-Apr-2015
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