Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119232
Type: Artigo de periódico
Title: Autoria Na Web 2.0 No Contexto Da Educação E A ética Dos Hackersauthoring On The Web 2.0: Educational View And Hacker Ethic
Author: Marcia Izabel Fugisawa Souza
Luciana Oliveira Silva
Izabel Cristina Araújo
Abstract: Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.AbstractThis article discusses the importance of the exercise of virtual environment authoring of Web 2.0, considering that this is the essential foundation learning in teacher and student. Authoring on Web 2.0 is presented as a pedagogical strategy for virtual learning environments, which mainly use tools like blog, wiki and social networking. Although these digital technologies conditions are not determining to occur for learning and authorship. Web 2.0 authoring, besides the establishment of new technological devices, requires new modes of production, in which prevails the ethical conduct of hackers, encouraging participation, collaboration, freedom and sharing.KeywordsAuthoring; Collaboration; Hacker ethic; Web 2.0
Subject: Autoria
Colaboração
Ética Dos Hackers
Web 2.0
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208
Date Issue: 18-Nov-2010
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_1208-1263-1-PB.pdf641.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.