Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119229
Type: Artigo de periódico
Title: Aprendizagem Colaborativa E Web 2.0: Proposta De Modelo De Organização De Conteúdos Interativoscollaborative Learning And Web 2.0: A Proposed Model Of Organization Of Interactive Content
Author: Tércia Zavaglia Torres
Sérgio Ferreira do Amaral
Abstract: As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.AbstractThe technological tools of Web 2.0 promote language learning generating the possibility of improving student performance. However, for this goal is achieved there must be a convergence between the different factors involved in educational practices. Align the learning model to the teaching project and to train teachers to use technology tools, especially those of authorship, are factors that induce the use of ICT in education space. This article discusses these issues and proposes a conceptual model of organization content based on the concepts of collaborative learning.KeywordsCollaborative learning; Web 2.0; Interactive content production; Information and communication technologies; Education
Subject: Aprendizagem Colaborativa
Web 2.0
Produção De Conteúdos Interativos
Modelos
Tecnologias De Informação E Comunicação
Educação
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203
Date Issue: 18-Nov-2010
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_1203-1258-1-PB.pdf727.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.