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Type: Artigo de periódico
Title: Narrativas Poéticas Autobiográficas: (auto)investigação Na Formação Do Educador E Do Pesquisadorpoetic Autobiographical Narratives: (self) Investigation In The Educator’s And Researcher’s Training
Author: Simone Cintra
Abstract: Narro e discuto neste relato de experiência aspectos dos muitos caminhos que integraram minha pesquisa de doutorado. Dentre esses aspectos, destaco as aprendizagens e reorganizações conceituais e propositivas geradas pela vivência e reflexão acerca de dois exercícios memorialísticos que realizei como aluna de disciplinas do programa de pós-graduação, assim como, as implicações desse movimento narrativo/reflexivo junto ao percurso metodológico construído e consolidado. Minha pesquisa configurou-se como uma investigação-formação, englobando a realização de ações formativas e a investigação dessas ações. O trabalho de formação foi realizado com três grupos distintos, formados por licenciandos da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas. Em nossos encontros os participantes elaboraram narrativas poéticas autobiográficas, assim denominadas por terem sido criadas a partir de elementos das linguagens artísticas. Junto à reflexão e ressignificação dos meus exercícios memorialísticos identifiquei as narrativas poéticas autobiográficas como práticas favorecedoras do processo de produção e convivência com símbolos, passando a buscar por indícios da atuação desse processo no trabalho de formação desenvolvido com o grupo formado por dezenove licenciandas em Pedagogia. Baseando-me em aportes da Psicologia Analítica de Carl G. Jung identifiquei indícios de processos simbólicos em duas narrativas criadas por alunas desse grupo. E, a partir desses indícios, procurei refletir sobre possíveis implicações desses processos em práticas autobiográficas no âmbito da formação docente. AbstractIn this experience report, I narrate and discuss aspects of the multiple ways which integrated my doctoral research. Among those aspects, I point out the apprenticeships and conceptual reorganizations and propositions created by living and reflections about two memorial exercises that I did as graduate student. I point out also the implications of that narrative/reflexive movement within the methodological way built and consolidated through the different steps of the research. My research was configured as investigation-formation one; it enclosed the work of formative actions and their investigation. The work of formation was made with three different groups of undergraduate students of Unicamp (State University of Campinas) . During our meetings, the participants prepared poetic autobiographical narratives, so named because they were created from elements of artistic languages. I identified those poetic autobiographical narratives as practices that facilitate processes of productions with symbols, as well as dealing with it. I looked for those formation work process evidences made with a group of nineteen undergraduate students in Pedagogy. I identified evidences of symbolic processes present on two of the students’ narratives, based on C. G. Jung’s Analytical Psychology. And, from those evidences, I reflected about possible implications of those processes in autobiographical practices in the teacher initial training.KeywordsTeacher education; Autobiography; Self-research; Symbol
Subject: Formação De Professores
Autobiografia
(auto)investigação
Símbolo
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1196
Date Issue: 22-Nov-2010
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

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