Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119203
Type: Artigo de periódico
Title: As Implicações Da Educação Física No âmbito Escolar
Author: Giani Peres
Abstract: Este artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e marginalidade desse componente frente à hierarquia dos saberes escolares. Discute ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca realçar alternativas viáveis para a conscientização dos/as futuros/as profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de um/s determinado/s componente/s em detrimento de outros. Palavras-chave Educação; Educação física; Formação de professores/as Abstract This paper portraies the historical context of the curricular component Physical Education, as well it recognizes the position of inferiority and marginality of this component in the school´s hierarchy of knowing. It also discusses the formation of future education professionals from this area of the knowledge which, beyond precarious, even contributes to perpetuate the status quo. This paper analyses the Physical Education in the school context and it is based on the PCNs, a product of MEC and the new LDB. At last it searches to enhance viable alternatives for the conscientization of future education professionals, in order to suppress the bias of the school´s hierarchy of the knowledge, order which valorizes a specific component in detriment to another. Keywords Education; Physical education; Teachers education
Subject: Educação
Educação Física
Formação De Professores/as
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082
Date Issue: 8-Jan-2009
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_1082-1137-1-PB.pdf49.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.