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Type: Artigo de periódico
Title: O Imprevisto No Espaço Da Educação Infantil
Author: Sarah Cristina Peron
Abstract: Este artigo apresenta uma discussão sobre algumas condições institucionais para a organização do trabalho pedagógico na escola, integrando a elaboração e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da instituição. A gestão democrática da escola, o trabalho reflexivo e coletivo dos profissionais, a concepção de projeto político-pedagógico como eixo organizativo do trabalho escolar e a importância da consideração das condições institucionais para tal, constituíram-se o eixo teórico da discussão, a qual baseou-se em uma pesquisa de iniciação científica da autora na área. Tal pesquisa, realizada em uma escola particular de Campinas, adotou como metodologia de coleta de dados a observação de reuniões pedagógicas, além de entrevistas com um grupo de profissionais da escola. Os resultados da pesquisa, caracterizados como fatores facilitadores e dificultadores da organização do trabalho na escola, constituem-se o eixo principal das discussões, destacando-se as seguintes considerações finais: a-) a importância da criação de esquemas coletivo/reflexivo/democráticos de planejamento, elaboração e acompanhamento do projeto político-pedagógico da escola, garantidos por uma estrutura de reuniões pedagógicas entre os profissionais; b-) a existência de lideranças seguras, ativas e possibilitadoras do trabalho coletivo e desenvolvimento da autonomia do grupo; c-) a criação de canais de participação dos alunos e das famílias, em todo o processo. Palavras-chave Trabalho pedagógico; Escolas; Gestão educacional Abstrac This paper presents a discussion about some institutional issues regarding the educational work organisation in the school, combining design and development of the political and educational project of this institution. The democratic procedure in the school, the conscious and collective work of the professionals, the design of a political and educational project as the main axis of the work in the school, and the importance in considering the real conditions for that are the major theoretical fundaments for the discussion, based in a study lead by the author in this field. In this research - carried out in a private school in Campinas, São Paulo - as a method for data collection, it was chosen the observation of meetings for discussion of educational issues, and also there were interviews with a group of professionals from that school. The results, considered as aspects that facilitates, or not, the work organisation in the school, are in the centre of the discussions. From this, we are able to point out some final considerations: a-) the importance of build up and carry out a collective/reflexive/democratic project, based in regular educational meetings between the professionals; b-) the importance of a mature, active leadership able to motivate a collective work and the development of an independent group; c-) the creation of means of participation for the students and their families in the whole process. Keywords Educational work; Schools; Educational policy
Subject: Trabalho Pedagógico
Escolas
Gestão Educacional
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1081
Date Issue: 8-Jan-2009
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