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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.subject.classificationEducação Superiorpt
dc.subject.classificationEducação A Distânciapt
dc.subject.classificationTecnologias De Informação E Comunicaçãopt
dc.subject.classificationEnsino Presencialpt
dc.subject.classificationUnivesppt
dc.contributor.authorunicampVogt, Carlospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleEnsino superior público e as novas políticas de expansão e de inclusão: o programa UNIVESPpt_BR
dc.title.alternativePublic higher education and the new policies of expansion and inclusion: the UNIVESP Programpt_BR
dc.contributor.authorVogt, Carlospt_BR
unicamp.authorCarlos Vogt Universidade Estadual de Campinas;pt_BR
dc.subjectUniversidade Virtual do Estado de São Paulopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageUniversidade Virtual do Estado de São Paulopt_BR
dc.subject.otherlanguageEducation, Higherpt_BR
dc.subject.otherlanguageDistance educationpt_BR
dc.subject.otherlanguageInformation technologypt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, a importância da educação superior como forma de produção de conhecimento e de profissionalização tem se intensificado. Tendo consolidado o funcionamento desse sistema, as políticas do Estado de São Paulo voltadas para a área de ensino superior tem investido em programas de expansão do ensino superior para ampliar o número de vagas oferecidas e de ampliar sua distribuição geográfica. Diante dos limites físicos de expansão do ensino superior público paulista emerge a proposta do ensino virtual - uma concepção de educação que ultrapassa os limites geográficos – por meio do programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP. O programa, como abordado no presente artigo, amplia o número de vagas nas três universidades públicas paulistas – USP, UNICAMP E UNESP – utilizando metodologia inovadora, que associa o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação às práticas tradicionais do ensino presencial, o que permite uma grande qualidade na formação dos alunos. Palavras-chave Educação superior; Educação a distância; Tecnologias de informação e comunicação; Ensino presencial; UNIVESP Abstract In Brazil, the importance of university education as a way of producing knowledge and accomplishing professional abilities is facing a significant increase. In view of that, the Government of State of São Paulo has been adopting policies with a view to investing in programs of expansion of university education, aiming at both increasing the number of people able to attend the university courses and expanding the geographic distribution of such courses. Due to the physical limits imposed to the expansion of public university education in the State of São Paulo, a new concept arises – the virtual education system, offered by the program called “Virtual University of the State of São Paulo”. A concept of education that exceeds geographic limits. Such program, as one may infer from this essay, allows an increase in the number of people attending university courses at the three main public universities in São Paulo – USP, UNICAMP and UNESP – by using innovative methodology, which associates the intensive use of the information and communication technologies to the traditional practices of the teacher-student relationship with the quality of the university education. Keywords Higher education; Distance education; Information and communication technologies; Teacher-student relationship; UNIVESPpt
dc.description.abstractNo Brasil, a importância da educação superior como forma de produção de conhecimento e de profissionalização tem se intensificado. Tendo consolidado o funcionamento desse sistema, as políticas do Estado de São Paulo voltadas para a área de ensino superiorpt_BR
dc.relation.ispartofETD - educação tematica digitalpt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationETD - educ. tem. dig.pt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNICAMP/FEpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.date.monthofcirculationjan./jun.pt_BR
dc.identifier.citationETD - Educação Temática Digital. v10 - n2 - p. 1-15 .Número Temático: EaD - porque não?" (2009)"pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume10pt_BR
dc.description.issuenumber2pt_BR
dc.description.firstpage1pt_BR
dc.description.lastpage15pt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rightsabertopt_br
dc.rights.holderDireitos Autorais ETD - Educação Temática Digitalpt_BR
dc.sourcePPECpt_BR
dc.identifier.eissn1676-2592pt_BR
dc.identifier.doi10.20396/etd.v10i2.974pt_BR
dc.identifier.urlhttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/974pt_BR
dc.date.available2015-08-18T19:40:48Z
dc.date.available2015-11-13T16:38:05Z
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dc.identifier.urihttp://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/119140
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119140
dc.identifier.idPPEC974pt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Linguísticapt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.description.abstractalternativeIn Brazil, the importance of university education as a way of producing knowledge and accomplishing professional abilities is facing a significant increase. In view of that, the Government of State of São Paulo has been adopting policies with a viept_BR
dc.identifier.source974pt_BR
dc.creator.orcidSEM INFORMAÇÃOpt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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