Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119135
Type: Artigo de periódico
Title: Relações Interpessoais Na Escola: Uma Trama De Muitos Fios, Poucos Laços E Alguns Nósinterpersonal Relations In The School: A Tram Of Many Wires, Few Bows And Some Knot
Author: Adriana Stella Pierini
Abstract: A partir do olhar de uma profissional de educação que, atualmente, ocupa o lugar de orientadora pedagógica de uma escola pública municipal de educação fundamental, este artigo busca relatar um determinado percurso vivenciado por um subgrupo de profissionais na escola, evidenciando um diálogo reflexivo entre as práticas cotidianas e as relações interpessoais no espaço escolar. Desta forma, reflete o exercício de produção de conhecimento e pesquisa na escola e aborda, fundamentalmente, a importância do grupo na constituição do sujeito que, ao fazer emergir questões do seu cotidiano, direciona seu estudo, tendo como foco alguns elementos: a reflexão sobre o conceito de aula a partir da discussão sobre projetos e outras atividades escolares, a humanização das relações, os diversos tempos escolares e os vínculos que aí se constituem, os entraves pessoais e institucionais na transformação dos tempos regulamentados em tempos de convívio, e a importância da teoria na (re) elaboração de conceitos, com base na afirmação de que o desenvolvimento do indivíduo não depende apenas do aspecto orgânico, mas principalmente, da qualidade das interações que mantém com o meio em que vive. Palavras-chave Afetividade; Relações interpessoais; Emoção Abstract With the point of view from a education professional that, actually, occupies the place of pedagogical guide of a municipal public school of primary education, this article intends to report a determinate course lived by a subgroup of professionals at the school, evidencing a reflexive dialog between quotidian practices and interpersonal relations at the school space. This way, reflects the knowledge production and research exercise at the school and approaching, fundamentally, the group importance in the subject constitution that, at the time he makes emerge questions about his quotidian, directs its study having as focus the following elements: the reflection about the class concept beginning with the discussion projects and other school activities, the humanization of relations, the diverse school times and the connections made since then, the personal and institutional difficulties in the transformation of the ruled times into sociability times and the importance of theory in the concept (re) elaboration, based on the affirmation that subject development depend not only of the organic appearance, but mainly of the quality of the interaction that sustain the media in which he lives. Keywords Affection; Interpersonal relations; Emotion
Subject: Afetividade
Relações Interpessoais
Emoção
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/953
Date Issue: 7-Oct-2009
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_953-1008-1-PB.pdf48.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.