Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119130
Type: Artigo de periódico
Title: Apoio Motivacional E Desenvolvimento Da Compreensão Leitora Em Alunos Do Ensino Fundamentalmotivational Support And Reading Comprehension Development In Basic Education Students
Author: Maria Aparecida Mezzalira Gomes
Abstract: O objetivo desse relato de experiência é o de destacar a importância do apoio motivacional no processo de aprendizagem. Mais precisamente, relata aspectos importantes de uma intervenção realizada para a melhoria da compreensão leitora com estudantes de quarta série do Ensino Fundamental. A intervenção teve por base o ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem durante sete sessões de uma hora e meia de duração, durante dois meses, incluindo também apoio motivacional e orientação para estudos. O referencial teórico adotado foi o da Psicologia Cognitiva e da Teoria do Processamento de Informação. Os resultados obtidos reforçam a ideia de que o sucesso escolar pode ser incrementado quando se fortalecem, no trabalho psicopedagógico, estímulos à cognição, à metacognição e à motivação para aprender. Palavras-chave Motivação; Estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem; Intervenção psicopedagógica; Compreensão em leitura Abstract The aim of this paper is to show the importance of motivational support in the learning process. More precisely, it reports important aspects of an educational intervention aimed at improving learning comprehension strategies of Basic Education fourth grade students. The intervention, based on the Cognitive Psychology and Information Process Theories, focused on the teaching of cognitive and metacognitive learning strategies to the students and consisted of seven sessions of one hour and a half of duration for two months. The intervention also included motivational support and study guidance in every session. Results reinforce the idea that school success can be increased when cognitive, metacognitive and motivation to learn are strengthened and taken into account in the psycho pedagogical practices. Keywords Motivation; Cognitive and metacognitives learning strategies; Psychopedagogical intervention; Reading comprehension
Subject: Motivação
Estratégias Cognitivas E Metacognitivas De Aprendizagem
Intervenção Psicopedagógica
Compreensão Em Leitura
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/947
Date Issue: 6-Nov-2009
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_947-1002-1-PB.pdf121.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.