Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119128
Type: Artigo de periódico
Title: Avaliação Da Autoeficácia Acadêmica Em Alunos Da Educação De Jovens E Adultosassessment Of Academic Self-efficacy In Students Youth And Adults
Author: Susana Gakyia Caliatto
Selma de Cássia Martinelli
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo verificar a autoeficácia de alunos da Educação de Jovens e Adultos do segundo ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Participaram 50 alunos de ambos os sexos, que cursavam o Telecurso 2000, de uma cidade do Estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma escala especificamente construída para esse fim e que avalia a percepção do estudante quanto ao próprio desempenho acadêmico e o quanto se sente capaz de realizar tarefas escolares. O teste de Mann-Whitney U revelou não existirem diferenças significativas entre a autoeficácia declarada dos estudantes, dos dois níveis de ensino para o estudo, para o desempenho e para a autoeficácia geral. Com relação ao sexo, independente do nível de ensino cursado, o teste revelou que as diferenças também não foram significativas para nenhuma das medidas de autoeficácia. Palavras-chave Avaliação; Autoeficácia; Estudantes Abstract The objective of this study was to verify the self-efficacy of 50 students of both sexes and of two different education levels who participated in an Educational program for Young and Adults in a city of Sao Paulo State. A scale constructed specifically for this purpose was the instrument used for data collection. It was aimed at evaluating the students' self-perception of their academic performance and how capable they feel to perform school tasks. The Mann-Whitney U test revealed no significant differences in students of both levels of education declared self-efficacy for studying, for school performance and in general self-efficacy. With regard to sex, regardless of level of education of the students, the test showed that differences were not significant for any of the measures of self-efficacy, as well. Keywords Evaluation; Self-efficacy; Students
Subject: Avaliação
Autoeficácia
Estudantes
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/941
Date Issue: 6-Nov-2009
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_941-996-1-PB.pdf126.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.